terça-feira, 22 de novembro de 2011

Regionalização do continente americano - Turma 71

A América é o segunda maior porção de terras emersas do planeta. Seu grande e extenso território é preenchido pelos mais diversos elementos naturais e humanos. 
Clima, vegetação, relevo, hidrografia, população, cultura, economia e poluição são exemplos de características geográficas que se apresentam de maneira diversificada no nosso continente. Temos clima tropical e polar, vegetação rasteira e grandes florestas, áreas montanhosas e planas, chuvosas e desérticas, áreas desenvolvidas e empobrecidas, industrializadas e agrícolas, povoadas por indígenas e por descendentes de europeus.

Essa diversidade nos permite dividir o continente de diferentes maneiras, separando a América conforme as semelhanças e diferenças geográficas existentes no seu território. Cada região possui características diferentes das demais regiões, por isso são separadas.
Existem inúmeras formas de dividir a América em regiões. Três divisões regionais são as mais conhecidas e utilizadas pelos estudiosos: Física, Sócio-econômica e Histórico-cultural.

Divisão Física
Divide o continente americano conforme as características naturais da América, como o formato do continente. Se observarmos a América, temos duas grandes porções de terras (América do Norte e América do Sul), interligadas por uma terceira porção estreita de terra (América Central). Outro aspecto interessante dessa divisão é que cada uma das três regiões está sobre uma placa tectônica diferente.

Divisão Sócio-econômica
Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. De uma lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. Essa diferença entre as regiões teria se iniciado ainda quando o território americano eram colônias europeias. A América Anglo-Saxônica era, predominantemente colônia de povoamento, enquanto a América Latina colônia de exploração.
Uma curiosidade, a origem dos nomes, Anglo-Saxônica e Latina, esteve inicialmente associada a uma divisão da América baseada na origem dos povos europeus que colonizaram o continente. Os latinos seriam os povos que falam línguas de origem latina, predominante no sul da Europa, como portugueses, espanhóis, italianos e franceses. Os Anglo-saxões seriam povos de origem saxônica, predominantes no norte da Europa, como na Inglaterra. Apesar de utilizar essa nomenclatura, a divisão sócio-econômica da América não se submete mais as questões de origem linguística.


Divisão Histórico-cultural
Divide a América a partir das características históricas, especialmente as relacionadas a formação da população dos países americanos. Marcada pela miscigenação, a origem da atual população americana se encontra na mistura ocorrida entre os povos indígenas com europeus, africanos e asiáticos. Esse processo não se resume aos aspectos físicos da população como cor da pele e dos olhos, mas a cultura dos povos. Nosso continente se formou através da mistura entre as inúmeras culturas que aqui se encontraram.
Porém, essa mistura não ocorreu de forma uniforme. Em cada região temos o predomínio de características populacionais e culturais diferentes das demais. A partir disso, dividimos a América em sete principais regiões culturais: América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.



Fonte Mapa Divisão geográfica: http://www.educacional.com.br

Responda:
1) Quais características foram levadas em consideração para a regionalização da América na Divisão Física? Quais são as regiões que fazem parte dessa divisão? Em qual região o Brasil se localiza nessa divisão?
2) Quais características foram levadas em consideração para a regionalização da América na Divisão Sócio-econômica? Quais são as regiões que fazem parte dessa divisão? Em qual região o Brasil se localiza nessa divisão?
3) Quais características foram levadas em consideração para a regionalização da América na Divisão Histórico-cultural? Quais são as regiões que fazem parte dessa divisão? Em qual região o Brasil se localiza nessa divisão?
4) Se você tivesse que escolher uma dessas três divisões para estudar os problemas geográficos existentes na América, qual das três você escolheria? Por que?

13 comentários:

EVE disse...

1)-

raphael, emanuel e vinicius disse...

1- A localização dos países, os países do sul ficam na américa do sul e assim respectivamente.

2- A economia, a renda familiar o nível de desemprego etc...

3- Característcas hitóricas como a diferença de miscigenação por exemplo, se antes de ser colonizado o local era habitado por indios asiáticos, e também é dividido por características culturais.
América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.
O brasil está na américa portuguesa.

4 - A divisão sócio-econômica, pois é uma divisão que diferencia bem países ricos e pobres, então daria pra comparar e ver o que os pobres teriam que fazer para se aproximar dos ricos.

Evelyn R; e Marcos M; disse...

1- .. bem A localização dos países, os países do sul ficam na américa do sul e assim respectivamente.

2- As economias, a renda familiar o nível de desemprego etc...

3- as Característcas hitóricas como a diferença de miscigenação por exemplo, se antes de ser colonizado o local era habitado por indios asiáticos, e também é dividido por características culturais.
América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.
O brasil está na américa portuguesa.

4 - Bem a divisão sócio-econômica, pois é uma divisão que diferencia bem países ricos e pobres, então daria pra comparar e ver o que os pobres teriam que fazer para se aproximar dos ricos.

Guilherme Einsfeld e Marcos Vinicius Godoy disse...

1- o Brasil se encontra na América do Sul, além dessa existem mais duas a central e a do norte, a divisão foi feita de acordo com as caracteristicas do local como, clima, relevo entre outros .

2- nessa divisão existem duas divisoes america anglo-saxônica e a latina ,o Brasil se encontra na america latina , a divisão foi feita de acordo com a ecomia dos países

3- essa divisão eu não conhecia, mas de acordo como que li é feita com a história cultural de cada parte da América, oBrasil se encontra na América Portuguesa.

4- nos escolheriamos a divisão hestorica cutural por curiosidade de conhecer os pontos turisticos de toda america.

Allan Henrique Ramirez, Lucas Marcondes 71 disse...

1) As características naturais como o formato do continente. E, que cada uma dessas três regiões está localizada em uma placa tectônica.
As regiões localizadas na divisão física são: América do Norte, América Central e América do Sul. Nessa localização o Brasil está na América do Sul.

2) As desigualdades econômicas existentes no continente. América Anglo-Saxônica e América Latina.
O Brasil se localiza na América Latina.

3) As características relacionadas a formação da população dos países americanos, que se expressa através das culturas.
Fazem parte dessa divisão:
América Anglo-Saxônica, Região Centro Americana, Antilhas, Guianas, América Portuguesa, América Platina, América Andina.

4) A Divisão sócio-econômica.
Porque elas se relacionam as desigualdades econômicas dos países americanos, e o Brasil se encontra por essa divisão. E, gostaria de aprender mais sobre isso, do nosso país.

henrique - 71 disse...

1) O formato do territorio
America do norte america central e america do sul. O Brasil se localiza na america do sul.
2) As caracteristicas sociais e economicas América. Anglo-saxônica e America Latina. O Brasil se localiza na América Latina.
3) America anglo saxonica, regiao centro americana, antilhas, guianas, america andina, america platina e america portuguesa. caracteristicas culturais da america.o brasilfaz parte da america portuguesa.
4 a america cultural por que eu qeria ententer as culturas da america cultural

Lucas Marcos 71 disse...

1-R:Sao a America do Norte e America do Sul e no meio dessas duas exite uma outra porçao de terra que e a America Central,e o Brasil fica na America do Sul.

2-R:E a America Anglo-Saxonica e a America Latina,e o brasil esta localizado na America Latina.

3-R:E a America Anglo-Saxonica,a Regiao Centro -americana, as Antilhas,as Guianas,a America Andina,a America Portuguesa e a America Platina.

4-R:A Divisao Socio-economica,porque eu queria ver como ele se formou e etc.

fernanda e leticia e ana caroline disse...

1)DIVISÃO FISICA; américa do norte, américa central e a américa do sul.
O Brasil se localiza na américa do sul.
2)DIVISÃO SÓCIO-ECONÔMICA:américa anglo-saxônica e américa latina.Brasil se localiza na américa latina.
3)DIVISÃO HISTÓRICO-CULTURAL:américa anglo-saxônica,região centro-americana,antilhas,guiana,américa portuguesa,américa platina e américa andina.
4)DIVISAÕ HISTÓRICO-CULTURAL!porque queremos saber um pouco mais sobre o país de onde moramos
.

Gabriela,Jalize e Jennifer T:71 disse...

1) O formato do territorio e das placas tectônicas.Amarica do norte,America Central e a America do sul.O Brasil está localizado na America do Sul.
2) Os criterios utilizados são a desigualdade sociais e econômicas.A America Anglo-Saxonica e Latina.o Brasil está localizado na America Latina.
3)Foi observado as diferenças culturais existentes nos povos da america.America Anglo-saxonica,Região Centro-americanas,
Guianas,Antilhas,America Portuguesa,America Andina e a America Platina.O Brasil está localizado na America Portuguesa.
4) A Divisão Historico-Cultural.porque é melhor de estudar as culturas e a miscegenação dos povos americanos e a Historia dos paises da America

w&$lley e hugoT.71 disse...

1) O critério utilizado foi o formato do continente. As regiões da divisão fisíca são:América do Norte,América Central e América do Sul.O Brasil se localiza na América do Sul.

2)As caracteristicas foram históricas e economicas.As regiões são:América Latina e América Anglosaxônica.Se localiza na América Latina.

3)As caracteristicas histórica e populacional.



4)anglo saxinoca pq sim acho que ela ébem interessante

Isabella D'Attenney e Dayana Hillesheim 71 disse...

1- Divisão Física: Os critérios são: Características físicas e naturais, formato do continente e as placas tectônicas. Regiões: América do Norte, América Central e América do Sul. O Brasil se localiza na América do Sul.

2- Divisão Sócio-econômica: O critério é: Formação da economia dos países. Regiões: América Anglo-Saxônica e América Latina. O Brasil se localiza na América Latina.

3- Divisão Histórico Cultural: Critérios: Formação cultural desses países ao longo da história. Relacionado a miscigenação e colonização. Regiões: América Anglo-Saxônica, América Centro americana, Antilhas, América Portuguesa, América Andina, Guianas, América Platina. O Brasil se localiza na América Portuguesa.

4- Divisão Sócio-econômica, porque existe uma grande diferença entre
a América Anglo-Saxônica e a América
Latina, e seria mais fácil estudar
quais são os países que tem seu
desenvolvimento melhor econômicamente
e socialmente ou o pior nível de desenvolvimento.

hugo e wesley disse...

1)O formato do continente.As regiões são:América do Sul,América do Sorte e América Central.O Brasil se localiza na América do Sul.

2)As características histórica e econômicas.As regiões são:América Latina e América Anglo-saxônica.O Brasil se localiza na América Latina.

3)As características históricas.As regiões são:América Anglo-saxônica,Região Centro Americana,Antilhas,Guianas,América Andina,América Platina e América Portuguesa.O Brasil se localiza na América Portuguesa.

4)A divisão Sócio-econômica,para entender um pouco mais sobre essas desigualdades sociais.

Unknown disse...

1)Sua localização no mapa.Norte,Central e sul. 2)Economia de sua população renda familiar e outros. Anglo-saxônica e america latina. ame.latina 3)Sue historico de povos diversificados e o modo de sua colonizacao ou exploracao. *anglo-saxonica *americas:andina platina e portuguesa. *regiao central *antilhas e guianas
4)socio-economica.pois se deve ser bastante discutido que nenhum deveria ser pobre de mais equanto outros sao ricos de mais.

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros