sábado, 19 de novembro de 2011

Regionalização do continente americano

A América é a segunda maior porção de terras emersas do planeta. Seu grande e extenso território é preenchido pelos mais diversos elementos naturais e humanos. 
Clima, vegetação, relevo, hidrografia, população, cultura, economia e poluição são exemplos de características geográficas que se apresentam de maneira diversificada no nosso continente. Temos clima tropical e polar, vegetação rasteira e grandes florestas, áreas montanhosas e planas, chuvosas e desérticas, áreas desenvolvidas e empobrecidas, industrializadas e agrícolas, povoadas por indígenas e por descendentes de europeus.

Essa diversidade nos permite dividir o continente de diferentes maneiras, separando a América conforme as semelhanças e diferenças geográficas existentes no seu território. Cada região possui características diferentes das demais regiões, por isso são separadas.
Existem inúmeras formas de dividir a América em regiões. Três divisões regionais são as mais conhecidas e utilizadas pelos estudiosos: Física, Sócio-econômica e Histórico-cultural.

Divisão Física
Divide o continente americano conforme as características naturais da América, como o formato do continente. Se observarmos a América, temos duas grandes porções de terras (América do Norte e América do Sul), interligadas por uma terceira porção estreita de terra (América Central). Outro aspecto interessante dessa divisão é que cada uma das três regiões está sobre uma placa tectônica diferente.

Divisão Sócio-econômica
Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. De uma lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. Essa diferença entre as regiões teria se iniciado ainda quando o território americano eram colônias europeias. A América Anglo-Saxônica era, predominantemente colônia de povoamento, enquanto a América Latina colônia de exploração.
Uma curiosidade, a origem dos nomes, Anglo-Saxônica e Latina, esteve inicialmente associada a uma divisão da América baseada na origem dos povos europeus que colonizaram o continente. Os latinos seriam os povos que falam línguas de origem latina, predominante no sul da Europa, como portugueses, espanhóis, italianos e franceses. Os Anglo-saxões seriam povos de origem saxônica, predominantes no norte da Europa, como na Inglaterra. Apesar de utilizar essa nomenclatura, a divisão sócio-econômica da América não se submete mais as questões de origem linguística.


Divisão Histórico-cultural
Divide a América a partir das características históricas, especialmente as relacionadas a formação da população dos países americanos. Marcada pela miscigenação, a origem da atual população americana se encontra na mistura ocorrida entre os povos indígenas com europeus, africanos e asiáticos. Esse processo não se resume aos aspectos físicos da população como cor da pele e dos olhos, mas a cultura dos povos. Nosso continente se formou através da mistura entre as inúmeras culturas que aqui se encontraram.
Porém, essa mistura não ocorreu de forma uniforme. Em cada região temos o predomínio de características populacionais e culturais diferentes das demais. A partir disso, dividimos a América em sete principais regiões culturais: América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.



Fonte Mapa Divisão geográfica: http://www.educacional.com.br

Responda:
1) Quais características foram levadas em consideração para a regionalização da América na Divisão Física? Quais são as regiões que fazem parte dessa divisão? Em qual região o Brasil se localiza nessa divisão?
2) Quais características foram levadas em consideração para a regionalização da América na Divisão Sócio-econômica? Quais são as regiões que fazem parte dessa divisão? Em qual região o Brasil se localiza nessa divisão?
3) Quais características foram levadas em consideração para a regionalização da América na Divisão Histórico-cultural? Quais são as regiões que fazem parte dessa divisão? Em qual região o Brasil se localiza nessa divisão?
4) Se você tivesse que escolher uma dessas três divisões para estudar os problemas geográficos existentes na América, qual das três você escolheria? Por que?

18 comentários:

Hytallo ' Géssica . disse...

1. A localizaçao das placas tectônicas ,America do Norte,America Central ,America do Sul,o Brasil faz parte da America do Sul.

2. A economia do pais ( o dinheriro ), America Anglo-Saxônica ,America latina, o Brasil faz parte da America do Sul .

3. A história,e a cultura desse pais,America Anglo Saxônica,Regiao Americana,Antilhas,Guianas,America Andina,America Portuguesa,America Platina .

4. Divisao Sócio-econômica , Porque gostaria de saber mais sobre a economia dos paises .

mateus 72 disse...

1-Caracteristicas naturais da américa,américa do norte,américa central e améirca do sul,o Brasil está localizado na américa do sul.

2-caracteristicas históricas e econômicas,américa anglo-saxônica e américa latina,o Brasil está localizado na américa latina.

3-caracteristicas históricas e culturais,América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa,o Brasil está localizado na América Portuguesa.

Leonardo / Vinicuis disse...

1) As caracteristicas principais da divisão fisica foi as duas massas de terra distintas com uma estreita faixa pequena ligando as duas. As regiões são : América do Sul, America Central e America do Norte. O Brasil se localiza na America do Sul.

2) As cibsederações levadas em conta são: A economia da Amériaca Anglo-Saxônica, a América Latina, a América Norte e Central. O Brasil se localiza na América do Sul.

3) América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.

4) Sócio Enconôimica, porque sim.

Dudah Melo, Emelyn Bravo, Larissa Ribeiro disse...

1. Caracteristicas Naturais, América do Norte, América Central, América do Sul. O Brasil se localiza Na América do Sul.

2. Caracteristicas Economicas (eu acho).
América Anglo-Saxônica e América Latina

3.América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.

4.Divisão Fisíca é a Mais Facil .

tainara e dara 72 disse...

1)Formato do territorio e as placas
tectonicas. As regiões são: América do Norte, America Central.America do Sul,O brasil se localiza na america do sul.

2)Formado conforme historicas e economicas
São as America Anglo-saxonica e America
latina.O Brasil se localiza na america latina

3)Formado por caracteriticas historicas formação de população.As regiaos sao;America Anglo-saxonica,Regiao centro-americana,Antilhas,Guianas,
America Andina,America Platina,America
Portuguesa.

4)A regiao latina

Pedro Henrique t:72 disse...

1) As caracteristicas principais da divisão fisica foi as duas massas de terra distintas com uma estreita faixa pequena ligando as duas. As regiôes são: America do Sul, America do Norte e America Central. O Brasil se localiza na America do Sul.

2) As cosiderações levadas em conta são:
A economia das regiões e caracteristicas Históricas. As regiões são:
America Anglo-saxônica e Amereica Latina.
O Brasil se localiza na America Latina.

3) As caracteristicas envolvidas são:
A miscigenação dos paises,e as caracteristicas históricas tambem.
As regiões são:
America Anglo-Saxônica
Região Centro Americana
Antilhas
Guianas
America Andina
America Platina
America Portuguesa (Brasil)

4) Eu escolheria a Divisão Histórico-cultural, Por causa das diversas diferensas entre as regiôes existentes

kerolin thiago e jakson disse...

respostas
1) Caracteristicas naturais como o formato do território, que possuí duas grandes porções de terras ligadas por uma terceira porção de terra. As regiões são:américa do norte, américa central e américa do sul.
o brasil se localiza na américa do sul.

2)caracteristicas históricos e economicos, as regiões são:américa Anglo-saxonica, américa latina. O Brasil se localiza-se na america latina.

3)caracteristicas históricos, especialmente as que fazem parte da fpomação da população dos países americanos.As regiões são: américa Anglo-saxonica, região Centro-americano, américa andina, antilhas, guianas, america portuguesase america platina. o Brasil se localiza-se na américa portuguesa.

4) Divisão histórico-cultural. por que achamos interessantes.

jenifer,alex turma 72 disse...

1)O formato do território é as placas tectonicas. As regiões dessa divisão são: América do Norte, América Central e America do Sul. O Brasil está localisado na América do Sul.

2)As caracteristicas econômicas. Algumas aréas são mais ricas e desenvolvidas e as outras aréas são mais pobres. As regiões dessa divisão são: América .Anglo-Saxônica e America Latina. O Brasil está localisado na América do Sul.

3)O formato do território é as placas tectonicas. As regiões dessa divisão são: América do Norte, América Central e America do Sul. O Brasil está localisado na América do Sul.

4) cultural. Porque é mais cultural.

KETHELEN E BRUNA 72 disse...

1)Formato do território,e a divisão das placas tectônicas.Fazem parte dessa divisão as seguintes regiões: América Central,América do Sul e a América do Norte.O Brasil está localizado na América do Sul.

2)Históricas e econômicas, que criaram uma parte mais desenvolvida e outra menos desenvolvida.Fazem parte dessa divisão as seguintes regiões:América latina e América Anglo-Saxônica.O Brasil está localizado na América latina.

3) A história da população e sua cultura. Cada uma das regiões possui uma cultura diferente. Fazem parte dessa divisão as seguintes regiões: América Anglo-Saxonica, Região Centro-America, Antilhas,Guianas,América Andilha,América Platina e América Portuguesa.O Brasil está localizado na América Portuguesa.

4)Escolheria a divisão Fisica.Porque acho que é a mais fácil de se estudar.

mateus 72 disse...

1-Caracteristicas naturais da américa,américa do norte,américa central e améirca do sul,o Brasil está localizado na américa do sul.

2-caracteristicas históricas e econômicas,américa anglo-saxônica e américa latina,o Brasil está localizado na américa latina.

3-caracteristicas históricas e culturais,América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa,o Brasil está localizado na América Portuguesa.

4-eu esclheria a divisão física porque é mais fácil para pesquisar.

Alexandre e Eric , Nortont:72 disse...

1- foram as caracteristican naturais com diz no texto tem uma grande porção de terra na américa do norte e américa do su l interligadas pela américa central e astês regioes estão sobre uma placa tectonica diferente.

2-a america anglo-saxonica colonizaçao em quanto a america latina era esplorada pelos os europeus. o brasil esta localizado na america latina no leste.

3-são caracteristicas históricas relacionadas a população dos paises americanos,marcada pela misciginação entre povos indiginas com europeus africanos asiaticos , o Brasil se encontra na america portuguesa

4-Divisão Histórico-cultural porque e mais dividida as regioes umaq daas outras.

hallifer dias disse...

1)leva em comcideração naturais das placas tectonicas
America do norte,America central e America do sul(BR)

2)Divide a América a partir de suas características históricas e economicas. D um lado temos uma região mais riraca e outra mais pobre. As regioes são: America Anglo-saxônica e America latina. O Brasil esta localizado na America latina.

3)Divede a America a partir das caricteristicas populacionais e culturais.Nosso continente se formou através da mistura entre as culturas que aqui se encontraram.As regioes são: América Anglo-Saxônica,Região Centro-americana,Antilhas,Guianas,América Andina,América Platina e América Portuguesa.O brasil se localiza na america portuguesa.

4) divisão Hitorico- cultural porque é interesante ve

Anônimo disse...

Está errado lá em cima na primeira linha , está assim :
A América é o segunda ..
Arrumem por favor , porque está muito feio esse erro de gramática !

Willian Marques Pauli disse...

Obrigado pela correção.

Unknown disse...

Anos estudando geografia para desscobrir que a América é um pato ashuashuashuashua

Anônimo disse...

espera mais decepicionante(uma bosta)

Anônimo disse...

poderia ter a conclusão, a bibliografia e o sumário.

Renan disse...

Nunca cheguei a pensar essa diferença entre as regiões hitórico-culturais e socioeconômicas.

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros