segunda-feira, 27 de junho de 2011

Frio e neve no Sul fazem temperatura mínima chegar a -5,7ºC em SC

Houve neve em duas cidades gaúchas e em São Joaquim (SC), diz Inmet. 
Previsão é de que não volte a nevar nesta semana, aponta meteorologista.

 Uma frente fria voltou a cobrir o Sul do país na noite de domingo (26) e madrugada de segunda-feira (27), quando os termômetros marcaram temperaturas negativas na região e nevou em três cidades de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A menor marca registrada pelas estações do Inmet no Sul foi em Urubici, em Santa Catarina, onde os termômetros marcaram -5,7ºC. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri-Ciram), que verifica as marcas no estado, também registrou esta marca em Urubici.
Na cidade catarinense de Urupema, onde frequentemente são registradas marcas mínimas na região Sul, os termômetros do Epagri-Ciram marcaram -2,7ºC. Já na capital do estado, Florianópolis, a temperatura foi de6,5ºC, segundo o Inmet. Houve registo de neve em São Joaquim, com temperatura mímina de -2,2ºC.


Por que faz tanto frio na Região Sul do Brasil?

A luz solar é a principal responsável pelo aquecimento da superfície da Terra, porém, ela chega ao nosso planeta de maneira desigual entre as regiões. Algumas áreas a luz solar é mais intensa do que as demais, por isso algumas regiões são mais quentes e outras mais frias. Essas diferenças são mostradas no mapa das zonas termicas.
A região sul está quase toda na zona temperada,  enquanto que as demais regiões do Brasill estão na  zona tropical. Isso faz  com que no sul a intensidade  dos raios solares que chagam  a superfície seja menor se comparada as demais regiões brasileiras. Por isso enfrentamos durante o inverno  mais frio do que as demais regiões.
Veja a seguir algumas características do clima temperado.
No clima temperado (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico), as temperaturas giram em torno de 18°C. No inverno podem chegar a menos de zero grau. As chuvas se distribuem de forma regular durante o ano e as estações são bem definidas: verão quente, outono com temperaturas amenas, inverno frio e primavera mais quente com o passar dos dias. O clima temperado é encontrado no Sul do Brasil e em países como Argentina e Chile (América do Sul), Estados Unidos (América do Norte), Grécia e Itália (Europa), Coreia do Norte e Japão (Ásia).

Nenhum comentário:

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros