quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Domínio europeu sobre os outros continentes


Domínio europeu sobre os outros continentes .
Durante as grandes navegações, e no período posterior a elas, as nações europeias dominaram os outros continentes. Entre seus objetivos estavam a fartura de recursos naturais e riquezas, e posteriormente um novo mercado consumidor para os produtos industrializados que estavam surgindo no continente europeu.
Aqui em Florianópolis, as Fortalezas da Ilha de Santa Catarina são um exemplo de como esses territórios eram importantes nesse contexto de conquistas de novas terras.
Esse território era o melhor porto para reabastecimento e reparos das embarcações entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires. Isso devido a suas duas baias de águas calmas. Por isso, os portugueses trataram de tentar defender a Ilha de Santa Catarina de possíveis invasões de espanhóis , principalmente.
Roteiro
Ingleses –  Praia do Forte – Ingleses.
Pontos de Parada
   –   Fortaleza de São José da Ponta Grossa


















































15 comentários:

Anônimo disse...

Richard Bittencourt Mezzomo
Turma:81


Na saída de estudos para a fortaleza de São José da Ponta Grossa nos observamos varias coisas como:onde está localizada as outras duas fortalezas observamos a construção da fortaleza os canhões e etc.
Eu aprendi que as fortalezas formão um triangulo assim ajudando a combater possíveis invasores espanhóis.Também aprendi que a fortaleza São José nunca foi usada em combate nem mesmo quando os espanhóis invadiramAantes de ser restaurada a fortaleza se encontrava em ruínas.
Na minha opinião a fortaleza é um grande ponto turístico e histórico para Florianópolis e deve ser preservada durante anos para que mais pessoas possam conhecer a sua história.

Anônimo disse...

Macauly 81

Nessa saída de estudos fomos para Fortaleza de São José da Ponta Grossa e la observamos muitas coisas,por exemplo: sua religião o modo como se vestiam e se alimentavam, também vimos onde ficam as outras 2 fortalezas e suas estratégias para combater possíveis invasões dos Espanhóis mesmo que ela nunca tenha sido usada em combate, nem mesmo quando foi invadida. a Fortaleza se encontrava em ruínas até ser restauradas.Como essa fortaleza era perto de municipios eles nao tinha dificuldade de conseguir alimentos e também esse território era o melhor porto para reabastecimento e reparos das embarcações entre Rio de janeiro e Buenos Aires, isso devido a suas baias de águas calmas.

Anônimo disse...

Luiza 82

Na saída de estudos à fortaleza de São José da Ponta Grossa, "conhecemos" um pouco mais da rotina dos soldados que lá viviam. Vimos onde dormiam, como se vestiam, o tipo de louça que usavam, etc. A fortaleza era um importante ponto de parada dos navios por conta das águas calmas, eles paravam para reabastecer e para os tripulantes descansarem e se recuperarem das duras viagens.
Ela nunca foi usada em combate, nem quando foi invadida, porém o tempo a deixou bastante deteriorada até que uma universidade a reformou. Existem mais duas fortalezas que junto com essa forma um triângulo que fazia parte da estratégia para bloquear uma possível invasão dos inimigos. A fortaleza de São José da Ponta Grossa é um importante e lindo ponto turístico de Florianópolis e deve ser preservada pra lembrar as futuras gerações de nossa história.

Anônimo disse...

Juliana 82

No passeio até a Fortaleza de São José da Ponta Grossa nós aprendemos sobre os hábitos dos antigos soldados. Aprendemos sobre a estratégia para bloquear os inimigos que conta com as fortalezas de Anhatomirim e de Ratones. Apesar de ter sido invadida pelos espanhóis ela nunca entrou em combate, mas ficou em ruínas até ser reformada por uma universidade. Hoje em dia é um importante ponto turístico de Florianópolis.

Anônimo disse...

Aluna: Talita Anhalt/ Turma: 82

Indo á fortaleza de São José da Ponta Grossa, vi um pouco mais de como era a rotina dos soldados que lá viviam la, e como era a instrutura na época, vimos por exemplo:
como se vestiam, o tipo de louça que usavam, onde guardavam seus armamentos e mantimentos etc.
A fortaleza era um importante pois ela um ponto de parada dos navios por conta das águas calmas, eles paravam para reabastecer, consertar os barcos e descansar.

Existem mais duas fortalezas que junto com essa forma um triângulo que fazia parte da estratégia para bloquear uma possível invasão dos inimigos, mais de um modo foi em vão, pois como do outro lado da fortaleza principal (a que visitamos)era mar aberto conseguiram invadir com facilidade.
A fortaleza, é um importante e um dos mais lindos pontos turísticos de Florianópolis, a preservação desse ambiente e essencial pois ja foi restaurado e devemos dar valor a isto.

Anônimo disse...

Bruno Laureano 82

Nessa saída de estudos até a Fortaleza De São José da Ponta Grossa , conheci um pouco sobre tudo , sobre a rotina dos soldados que viviam lá, aonde dormiam , como se vestiam para ir para a batalha. Também vi como era a estrutura na época. A fortaleza era um ponto importante de parada para os navios por conta da água calmas ,eles paravam para se reabastecer.
Também prestei atenção na estratégia usada ,existem mais duas fortalezas que com essa formavam um triangulo ,assim bloqueavam uma possível investida dos inimigos.
Ela nunca foi usada em combate , nem quando foi invadida, porém com o tempo ela ficou arruinada. Até que uma universidade reformou-a.
Ela é um grande ponto turístico de Florianópolis apesar de ser longe. É um lugar muito bonito e cheio de vida. Espero que continue assim com o tempo.

Anônimo disse...

Maiara turma:82
Nessa saída de estudos até a Fortaleza De São José da Ponta Grossa ,vi um pouco mais de como era a rotina dos soldados que lá viviam la, e como era a instrutura na época,existe mais duas fortalezas que junto com essa forma um triângulo que fazia parte da estratégia para bloquear uma possível invasão dos inimigos, mais de um modo foi em vão, pois como do outro lado da fortaleza principal era mar aberto conseguiram invadir com facilidade.
Eu aprendi que as fortalezas formão um triangulo assim ajudando a combater possíveis invasores espanhóis.

Anônimo disse...

Fomos a Praia do Forte onde fica a Fortaleza de São José da Ponta Grossa,e observamos como eram o dia dia dos que viviam por lá para impedir a invasão nas baias e como dormiam e se vestiam.Aprendi como as fortalezas formam um triangulo e por que eles fizeram isso.O passei foi muito interessante e legal .

Francine

81

Anônimo disse...

Caio 81
Na saída de estudos em Fortaleza de são José da Ponta Grossa, nós vimos como era antigamente como os soldados viviam e também as pedras eram coladas umas as outras com um tipo de cola ou cimento feito com óleo de baleia.
Nós conseguimos ver mais duas fortalezas e as três fortalezas formavam um triângulo que era uma estratégia para que os espanhóis não conseguirem invadir.
Também tinha os canhões onde eles combatiam os navios.A fortaleza para mim é como um ponto turístico e deve ser preservada por muito mais anos.

jonatas garcia 81 disse...

Nessa saída de estudos até a fortaleza de são José da Ponta Grossa vimos e aprendemos um pouco da vida das pessoas q viviam aqui no passado, como os tipos de roupas, culinária, cultura... vimos também as outras duas fortalezas da época e como as funcionava, as três fortalezas funcionam como um triângulo de ataque contra a invasão dos espanhóis pois do Rio de Janeiro até Buenos Aires, Florianópolis era e melhor porto para reabastecimento e reparos de embarcações. Acho que a saída até a fortaleza ajudou um pouco a explicar de como era a vida antigamente.

Anônimo disse...

Karoline Gasparini turma: 81

Nós fomos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, e lá nós observamos o modo de vida, as roupas que eles usavam, porque foi feita a Fortaleza, o professor nos mostrou mais duas fortaleza que com a que fomos formam um triângulo pra poder uma ajudar a outra pro espanhóis nao invadirem, mais do outro lado da fortaleza era mar aberto e assim os espanhóis conseguiram invadir.
Não fiquei com nenhuma dúvida pois o professor nos explicou tudo, eu adorei o passeio, muito interessante.

Anônimo disse...

Anapaulapazo 82

No passeio de Geografia fomos a fortaleza São José da Ponta Grossa. La vimos a rotina dos soldados onde dormian o que vestiam a louça que usavam. A fortaleza era o melhor porto de reabastecimentos e reparos das embarcaçoes entre Rio de Janeiro e Buenos Aires ,isso devido as suas Baias de águas calmas, por isso os portugueses tentaram defender a Ilha de Santa Catarina de possíveis invasões de espanhóis. E a fortaleza de São José nunca foi usada em combate nem foi envadida,mas o tempo a deixou muito arruinada mas a universidade a restaurou se tornando uma atraçao turística de Florianópolis.

Nelson cruz rondan disse...

Então agente foi na fortaleza de são josé da ponta grossa observar a fortaleza que estava protegendo a bahia de florianopolis que é a melhor para abastecimento é reparo de embarcações.
aprendimos que os espanhois é
outros paises europeus que estavam intentando dominar os portos portugueses, então portugal constroi fortalezas nas melhores partes da baia de florianopolis para a defesa dos portos.
Uma duvida que o professor careta nem quis responder é se a fortaleza ja foi atacada.
minha opinião sobre isso ai é uma falta do que se fazer eim
destruir a fortaleza e robar tudo o que ela tem.

Anônimo disse...

Rayani T.82

Na saída de estudos que fizemos, observamos o domínio dos Europeus sobre nossa cidade. A baia de aguas calmas tornava Florianópolis principal porto de reabastecimento e reparos das embarcações. Por essa razão atraiu o interesse da Europa. Para continuar no controle da ilha os Portugueses criaram quatro fortalezas, armadas, para combater não só os Europeus mas principalmente os Espanhóis.

cela222 disse...

Na saída de estudos, fomos a uma das fortalezas de Florianópolis,que os portugueses construíram para proteger a ilha.Como Florianópolis tinha baías de águas calmas e era o único posto de reabastecimento entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires, era importante para os portugueses protege-la a todo o custo.
Porém esta fortaleza não deu se quer, um único tiro. O simples motivo foi: Ela foi construída errada, qualquer bala de canhão que chegasse ao mar, iria parar pleo menos 10 metros do navio.Os corsários espanhóis invadiram-la,rederam os portugueses e tomaram, até que a cidade na qual os portugueses haviam tomado deles, retornasse para os espanhóis.

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros