quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Saída de Estudos ao Museu do Lixo da Comcap

Globalização, consumismo e a produção de lixo: visita ao Museu do Lixo da Comcap
O consumismo é movido pela globalização e isso contribui para a produção de lixo. O estímulo ao consumo não leva em consideração a necessidade de retirar cada vez mais recursos da natureza e o lixo produzido quando as mercadorias são descartadas.
Muitos produtos são dispensados quando ainda possuem utilidade. Apenas uma parcela pequena do lixo é reciclada, a maior parte é descartada na natureza em aterros ou lixões.

Avaliação
Evento no Museu do Lixo
Apresentar na terça, dia 07/08, relatório contendo os seguintes pontos:
•Onde foi;
•O que observou;
•O que aprendeu;
•Dúvidas;
•Opiniões.
O texto deve ser preferencialmente produzido no caderno e publicado no blog Geoensino.net

Para conhecer o Museu do Lixo da Comcap, acesse:

Turma 82 - EB Gentil Mathias da Silva

Turma 83 - EB Maria Conceição Nunes
Mais Fotos

Turma 81 - EB Gentil Mathias da Silva

20 comentários:

Bruno Xavier T:83 disse...

Neste dia fomos ao Museu do Lixo pertecente a empresa COMCAP (Companhia de Melhoramentos da Captal) a responsál pela coleta de lixo de toda Florianópolis, além de tratar e encaminhar os mesmos à locais apropriados.
Lá observamos todos os caminhos que percorre o lixo reciclado, logo após coletado das casas, até ser reutilizado de diversas outras formas. Deste mesmo jeito percebemos a verdadeira importância do lixo reciclado, o qual não deve ser tratado como um simples pedaço de algo já inútil
mas como matéria prima, com muito potencial de se transformar em diversos outros produtos para suprir o constantemente maior dejeso de consumo das pessoas.
Realmente acho que as pessoas não veem motivo para separar o lixo reciclado ou talvez, simplesmente não se dignam a isso, mas sempre é importante ressaltar a sua importância para os cidadãos, pois com o consumo exagerado de produtos para fins meramente captalistas, se apenas extrairmos infinitamente, não haverá recursos para as geracões futuras, talvez se fosse dado importâcia aos objetos desacreditados, talvez não fosse necessário destruir aquilo que embeleza a tudo: a natureza.

Vitor Borile 82 (GMS) disse...

No dia 3/8/12 a turma 82 da escola Gentil Mathias da Silva fez uma visita ao museu do lixo da COMCAP em Florianópolis, o museu localiza-se no bairro Itacorubi, próximo ao cimitério municipal. A saída de estudos teve como objetivo de alertar os alunos sobre a globalização e a produção de lixo ecessiva.
Fomos alertados sobre a produção de lixo na capital Catarinense, e o nosso guia, Neiciclagem, nos ensinou a separar o lixo corretamente, explicou também como ocorre a coleta de lixo em Florianópolis. Existem 2 tipos de coleta: A seletiva, que tem o intúito de recolher o lixo reciclável, infelizmente o número de pessoas que separam o lixo em Florianópolis é pequeno e a maior parte do lixo reciclável acaba indo para o aterro sanitário, o famoso "lixão". Também tem a coleta convencional, que pega todo o tipo de lixo deixado nas lixeiras, todo esse lixo, cerca de 5000 kilos por caminhão, vai para o aterro sanitário em Biguaçú.
todos os dias saem cerca de 400 toneladas do pátio da COMCAP para ser enterrado em Biguaçú, esse número quase dobra na alta temporada, a pergunta é: Quando o aterro de Biguaçú se esgotar, pra onde vai o nosso lixo ? ja que não é mais permitido enterrar lixo na ilha de Florianópolis. Acho que cada cidadão deve fazer sua parte e separar o seu lixo, assim evitando que materiais recicláveis sejam enterrados.

Mix disse...

Fomos ao Museu de lixo da COMCAP(Compania de melhoramentos da Capital) de florianópolis,que fica em Itacorubi.
Vimos como eles faziam adubo,e a mulher que trabalha lá explicou que em 1970 a comcap era um MANGEZAL,que os lixos era depositados todos lá e que ninguém queria saber do lixo e oque faziam com ele.
E agora essa mangezal virou a comcap, e que agora tem 3 tipos de lixo,os orgânicos,recicláveis e os regeitos.Quando agente não separa os lixos ,a comcap pega os lixos e leva para ser descartados nos aterros ou lixões.
Vimos o Museu também,tudo que estava naquele museu vinham do lixo,tem bastante coisas antigas e também de objetos recentes.
Achei q foi bem legal ,vimos coisas diferentes do que no nosso dia a dia,a mulher também é bem simpática,teve paciencia com a nossa turma e explicou direitinhu a história da comcap .Agora aprendi muito bem como separar meu lixo,vou começar a fazer a separação para viver melhor e para deixar a natureza em paz.
OBS:Esqueci de reclamar uma coisa, demorou muito para fazermos nosso lanche.kkk :)

micheli t:83 disse...

micheli t:83 disse...

Hytallo , T 82 disse...

No dia 03/08 , fomos onde era um manguezal, e agora é uma " sede " da COMCAP, onde fazem a pesagem, e a distribuição do lixo para o lugar apropriado, la também tem o "Museu do lixo" , onde podemos ver varias coisas que são reutilizadas, muitas em perfeito estado mas que as pessoas não querem mais. Vimos que temos que separar o lixo, e deixa-los "na frente" de nossa " casa " no dia certo que o caminhão de lixo que leva aquele material vai passar, por exemplo: se deixarmos material que pode ser reutilizado ( garrafas, papelão..) no dia que vai passar o caminhão do lixo normal, isso não vai mudar nada, pois o lixo que poderia ser reutilizado, vai ir para o mesmo lugar que o lixo que não pode ser reutilizado. Depois andamos la dentro, soubemos que la era um manguezal, e que depois virou um "lixão", porque ficava " atraz " da cidade, onde ficava: lixões,cemitérios, cadeias ...
Achei que aprendi bastante coisa sobre o que fazer com o lixo, o risco que os garis correm, acho que com isso, a sociedade pode dar mais valor a quem trabalha com lixo, e que devemos parar de produzir tanto lixo, sem parar, porque um dia podemos não ter mais onde coloca-lo.

Jessica Prieto T: 82 disse...

Museu do lixo

Eu Jessica Prieto vou apresentar um relatório sobre a visita ao museu do lixo da turma 82, logo ao inicio começamos a recepção , um lugar aberto com arvores e bancos , neste local foi dito todos os lugares por qual nossa turma ia passar , soubemos também que as pessoas colocam coisa cortantes e até prejudiciais a nossa saúde e até mesmo a do próprio gari que poem nossos lixos no caminhão , exemplo dos lixos cortantes :seringas usadas que podem haver doenças , cães e gatos a até outros animais mortos , cabeças de camarão e principalmente vidros quebrados ...Depois nós fomos ver como era feita a pesagem dos caminhões, logo após chegamos a um "portal" onde tivemos a opção de escolher entre uma Paraíso imaginário e o mundo com lixos e porcarias...
Após nossa escolha pelo " Paraíso imaginário " conhecemos as hortas que haviam ali, que havia muitos temperos , por exemplo : Manjericão , boldo , pimentão , salsa , tomate , até mesmo alface, depois não consegui participar muito do nosso trajeto, pelo forte cheiro que ali avia , onde eram triturados e colocados os dejetos, vimos que os caminhões vistos hoje em dia eram abertos e o lixo que avia dentro era despejados em carretas , e então era colocada uma" rede " para cobrir e era levado para aterro sanitario onde era enterrado.
Por ultimo e não menos importante , fomos ao museu do lixo , onde eles reaproveitavam muitas coisas que são jogadas fora , ouvimos também a famosa musica de Elvis Presley " Blue Suede Shoes "

Eu concluo que este passeio foi muito bom e rendeu bastante , valeu realmente a pena , por que nos aprendemos a separar o lixo e eu aposto que quem foi a participou , aproveito muito e eu sou Jessica Prieto e este é meu relatório sobre o museu do lixo ... Fim ...

Emanuel (ÁGUA NA CHAPA!) T:82 disse...

1)no dia 03/08 , fomos a COMCAP que fica no bairro do itacorubi,lá foram juntados objetos muito antigos e tecnologias atuais em um só local que foi batizado de "MUSEU DO LIXO"...
Lá eu vi como as pessoas não tem nenhuma conciência dos seus atos e o quão elas podiam ajudar o planeta com pequenos atos(separando o lixo,consumir apenas o necessário,etc...)
Aprendi a respeitar quem trabalha com a reciclagem que eles não são apenas "lixeiros" ,são homens e mulheres que se sacrificam de baixo do sol,recebendo um salário baixo e ainda por cima não tem o reconhecimento que merecem...

Mario Junior, Turma: 83 disse...

A nossa saída de estudos tinha como destino conhecer o Museu do Lixo da Comcap, onde a monitoria da visita foi feita pelo Neiciclagem.
O Museu faz parte da visita guiada ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.
O Museu tem muitas peças desde das antigas como máquina de escrever até peças atuais como videogames modernos.
Também vimos como funciona a Comcap, desde a chegada do caminhão até o destino final dos resíduos sólidos e do lixo.
Essa visita foi muito importante pra mim porque me consntizou melhor sobre o que fazer com os materiais recicláveis e como prejudica o meio ambiente mistarando o lixo reciclável com o lixo que tem que ir para o Aterro Sanitário em Biguaçu.

Pedro Sachs Turma 83(MCN) disse...

Os efeitos da globalização
Nesta sexta-feira, dia 03/08/12, fomos com o professor William de geografia até a Comcap, que fica no bairro Itacorubi-Florianópolis. Lá, fomos atendido por uma mulher que andou com a gente pelo pátio e foi explicando os destinos do lixo. Ela falou que, por dia, apenas de lixos misturados(lixos misturados vão para o aterro sanitário de Biguaçu, chegam 400 toneladas, que vão para o aterro.
Lá aprendemos a importância da separação do lixo, que não afeta apenas a natureza e o meio-ambiente, mas também o nosso bolso:
A cada tonelada de lixo mandada para o aterro de Biguaçu, são cobrados R$:107,00. Então pense, que se por dia são mandadas 400 toneladas de lixo pra lá, são 400 vezes R$:107,00, totalizando R$:42,800,00.
Na minha opinião, para conseguirem diminuir esses números, tem que investir em campanhas de conscientização, para informar por exemplo onde passa a rota de coleta seletiva, informação que eu e minha família não temos.
Os lixos chegam lá, vão para três destinos, dependendo o tipo do lixo:
O lixo reciclável é guardado em um galpão onde são separados em tipos(Plástico, metal, papel e vidro) e depois não sei o destino;
O lixo misturado vai para o aterro sanitário que fica em Biguaçu, onde são cobrados R$:107,00 por tonelada de lixo;
Já o lixo orgânico é usado para fazer adubo, e depois são doados para hortas escolares.
Finalizando nossa visita, fomos ao museu do lixo da Comcap onde vimos muitos aparelhos eletrônicos em bom estado, alguns até funcionando.
Isso tudo é muito influenciado principalmente pelo consumismo, que contribui muito para a produção de lixo, e está totalmente ligado a globalização.

eric mello t:81 disse...

A nossa saida de campo na aula de geografia foi na concap, onde obeservamos como o lixo é recoclavel e vimos o lixo sendo decomposto e aprendemos que agente tem que ajudar o planeta pq o planeta ñ é só 50, 60 caras que trabalham na comcap mais sim que deve ter uma participação de todos se ñ ñ adianta de nada ficar um monte de jente se matando pelo planeta emquanto outros ñ dão nem bola, la no museu era muito legal tinha varias coisas interesantes la dentro é tomara que quem ñ conheceu conheça pq é muito importante aprender um pouco sobre uque fazer com o lixo e como reciclar e aprender a fazer adubo como vimos la.

Dayana Hillesheim t81 disse...

No dia 10/08 fomos a Comcap, que é responsável pela coleta de lixo se toda a Florianópolis, onde também tem o " Museu do Lixo "
Onde observamos como e oquê, eles fazem com o lixo coletado. O lixo é separado, e muitas vezes reciclado e reutilizado. Muitas vezes é feito produtos de maior consumo das pessoas. A maior parte do lixo vai para o aterro sanitário em Biguaçu. Aprendemos sobre a importância de separar o lixo, que se isso não acontece, afeta todo o meio-ambiente. No Museu do Lixo, vimos vários objetos que foram jogados no lixo, que muitas vezes ainda funcionam.
Portanto se todas as pessoas tirassem um dia para ir ver todo o processo do lixo que ocorre na Comcap e que depois vai para um aterro que um dia não vai mais ter lugar para tanto lixo, o perigo que os garis presenciam... A população ia pensar duas vezes antes de produzir tanto lixo, e muitas vezes jogar em qualquer lugar ou não separa-lo.

Guilherme Einsfeld T: 81 disse...

No dia 10 de Agosto, visitamos a sede da Comcap localizada no bairro Itacurubi, fomos com o professor Willian, geografia. Chegando lá recebemos instruções do nosso guia, cujo não me lembro o nome agora, ele disse que ia me dar um livro só porque sou o aluno mais bonito que ele ja viu, to brincando kk', mas voltando ao assunto, ja no começo ele explicou que o nosso lixo pode gerar renda para várias famílias, logo em seguida ele nos mostrou os riscos que o gari corre, pegando sacos de lixos, com objetos cortantes, como devemos embrulha-los devidamente e etc... Depois fomos há um galpão onde o lixo é amassado por uma maquina, o cheiro era muito forte ! Ele nos mostrou, as lenhas que são usadas em pizzarias, churrascaria, e por último, fomos ao museu, chamado "Museu do lixo" ao contrario do que pensam, não é tudo lixo, são coisas que nós simplesmente descartamos, sem pensar na natureza, enfim, foi uma experiência bem legal, parabéns ao professor, e a todos os profissionais da Comcap !

Hugo Duarte T:81 disse...

Na sexta-feira dia 10/08 fomos a uma saída de estudos com o professor Willian.Fomos até a sede da COMCAP(companhia de melhoramento da capital)localizada no bairro Itacorubi-Florianópolis,onde também se localiza o museu do lixo.
Chegando na sede da COMCAP, o nosso guia,Neiciclagem, nos falou tudo sobre o coleta de lixo de Florianópolis e também os perigos de não colocar o lixo no seu devido lugar,para não causar danos a natureza e até mesmo nas pessoas,etc.La observamos e aprendemos várias coisas,tipo,como separar o lixo corretamente e também podendo reultilizalos até mesmo para fazer obras de artes,que o salario dos garis caíram e muitos deles acabaram se demitindo ,como fazer o adubo com o lixo orgânico,tipo,com o mesmo lixo que algumas pessoas não se importam e jogam em qualquer lugar e com isso acabam destruindo e poluindo,outras pessoas se esforçam para reciclar e não desperdiçar e acabam
construindo e preservando.Isso prova que essa saída de estudos foi muito útil,e que também outras pessoas deviam de conscientizar e fazer o mesmo com o seu lixo.
Depois de nossa caminhada pela sede da COMCAP,nós fomos visitar o museu do lixo,que por sinal é um lugar muito interessante.Nesse museu contém vários objetos encontrados no lixo,e ainda em perfeito estado(só não sei se todos funcionavam),la havia vários video-games antigos e novos também,guitarras,violões,maquinas de costura,ou seja,muitos e muitos objetos desperdiçados ,e entre esse objetos também haviam obras de artes feitas com lixo que foi reciclado por pessoas conscientes e feita por trabalhadores esforçados.

Gabriela turma.81 disse...

No dia 10 de Agosto fui no museu do lixo da comcap que fica no bairro Itacorubi.
No museu pude observar que tinha bastante coisas antigas,tudo isso foi jogado no lixo. O livro Lua Nova que estava novinho,foi jogado no lixo. No museu tinha vários tipos de video game,ferro de passar roupa,disco de vinil,telefone,computador,leptop. Onde fica o museu já foi o aterro sanitário. Eles separam os lixos para reciclar,mas ninguém quer reciclar o vidro pois ele vale somente R$0,02 .
Lá observei que os lixos que não podem ser reciclados eles colocam sacos de lixos e amassampara não cair no meio do caminho e colocam um pano preto para amenizar um pouco o cheiro para ser levado para o aterro.

Jalize T;81 disse...

Fizemos uma saída de estudos,para a COMCAP para observar como que é feito o tratamento do lixo e depois acabamos visitando o museu que foi feito com coisas encontradas no lixo.
Observei o como é tratado o lixo, e como as pessoas acabam descartando muitas coisas que possam ser uteis,pois pelo fato dos objetos estarem´´ultrapassados``.Isso só ocorre porque muitas pessoas são influenciadas a comprar os produtos da moda,pela publicidade e pelo o avanço da tecnologia desses objetos,e como as pessoas não tem aonde colocar as coisas antigas acabam parando no lixo.
Outro acontecimento bem interessante que tinha lá , era as composteiras que era feito com a terra em baixo,depois por cascas e restos de batata, laranja ,cenoura e etc. Ele explicou que isso feito de uma maneira adequada pode chegar até 70° graus, assim evitando o acumulo de bichos como baratas e ratos.Também foi comentado que ali aonde fica a COMCAP foi o antigo lixão de Florianópolis e que depois foi tampado por barro.
Aprendi que o lixo descartado e separado de forma adequada,como o reciclado separado do orgânico , pode ajudar a muitas coisas serem reaproveitadas , tipo os plásticos,
papeis,e entre outros.
Na minha opinião se todo mundo colabora-se concerteza as coisas seriam diferentes

Raphael T:81 disse...

No dia 10/08 fomos a sede da COMCAP localizada no bairro Itacorubi próximo ao centro de Florianópolis.
Um guia, cujo nome era Nei mas o apelido era Neiciclagem nos mostrou todo o trabalho que é feito lá, também nos contou um pouco da história daquele lugar e nos advertiu sobre os perigos de não dar importância ao lixo. Hoje em dia há muito consumismo, portanto o lixo aumenta, porém muitas pessoas por não ter instrução ou as vezes até por preguiça não fazem coisas básicas para ajudar a prevenir a poluição como : separar o lixo corretamente, utilizar o material reciclável, usar lixo orgânico pra fazer adubo por exemplo, etc..
Fomos em um museu cheio de coisas achadas no lixo, lá tinham desde coisas antigas até coisas modernas como vídeo-game, rádios, etc...
Lá também vimos um pouco do perigo que é ser um gari e como o trabalho deles é importante, vimos como é feito adubo, mas principalmente vimos que jogamos muitas coisas no lixo que ainda podem ser utilizadas por exemplo, no museu havia um violão em ótimo estado, bastava comprar cordas novas e ele poderia ser utilizado novamente.
Portanto tiramos a lição de que devemos diminuir o consumismo, ter mais cuidado com a separação do lixo para que o ambiente assim possa melhorar, se ninguém começar agora talvez depois não haja tempo no futuro.
Ótimos passeio, com certeza deu pra tirar muitas lições dele.

José Víctor, T81 disse...

Fomos a COMCAP, órgão responsável pela coleta de lixo da cidade de Florianópolis.Onde é recebido todos os tipos de lixo, do orgânico ao metal pesado,separando-os entre recicláveis e os destinados ao aterro.
A COMCAP recebe muitos produtos ainda uteis, que passam despercebidos e/ou negligenciados pela população, sendo assim criado o Museu do Lixo.
No Museu encontrei diversos materiais em bom estado e que a globalização e o consumismo nos faz comprar novos produtos e descartar aqueles que estão apenas ultrapassados, mas ainda assim em bom estado de consumo.
Acredito que o lixo deveria ser tratado como um assunto de extrema importância, pois a má utilização dos recursos podem provocar sérias consequências para o nosso futuro.

Larissa Cortêz 81 disse...

Na ultima sexta-feira ,no dia 10/08 fomos na COMCAP que fica em Itacorubi Florianópolis.
Fomos aprender sobre a coleta de lixo ,reciclagem e reutilização . Quem nos mostrou o ambiente foi um trabalhador chamado Nei ,ele nos mostrou como era reciclada as garrafas (de vidro),depois nos levou para ver o que se faz com o lixo que as pessoas de casa não reciclam que por sinal é um desperdício para a reciclagem,ele é levado e enterrado . Entramos em um museu que tudo era reciclado ou reutilizado do lixo, tinha bastante coisas legais (celulares,maquinas de escrever,computadores,etc).
Aprendi que reciclar o lixo é a melhor forma de prevenir o meio ambiente e também o futuro dos próximos.

Brenda C. Prosdócimo disse...

No dia 10 de agosto de 2012 a turma 81 fez uma saída de estudos com o professor Willian Marques Pauli, professor de Geografia. Fomos conhecer um pouco mais sobre a COMCAP -(Companhia Melhoramentos da Capital),que se encontra em Itacurubi-SC-Florianópolis,conhecemos e vimos os trabalhadores fazendo a reciclagem, aprendemos sobre a importância de separar os lixos corretamente, de preservar a natureza e de ajudar o planeta a prevenir mais poluição.
Logo em seguida fomos apreciar o Museu que foi construído com objetos reutilizados e encontrados no lixo. Foi muito interessante o que vimos, pois eles aproveitam tudo que é possível e transformam em coisas significantes.Fizemos até um juramento prometendo reciclar e ajudar o meio ambiente. Foi muito prazerosa esta experiência para conhecer estilos de dia-a-dia diferentes e aproveitar a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre florianópolis.

© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros