terça-feira, 26 de junho de 2012

O espaço urbano no tempo da globalização

Vivemos no tempo da globalização. Nossa sociedade é a sociedade mais globalizada que já existiu. A mundialização das relações sociais é uma das maiores características da vida social na atualidade. A padronização do consumo, o crescimento do consumismo e da produção e os impactos disso sobre o meio ambiente são os temas que se mantem mais em destaque quando o assunto é a globalização.
Não é por acaso que busca-se construir uma ideologia na qual a globalização se resumiria a trocas culturais e maior acesso a novos meios de comunicação como a telefonia e a internet. Talvez o lado mais belo da globalização, pelo menos para os que conseguem consumir esses serviços. 

Por outro lado, questões importantes não são explicitadas, como os impactos sobre o meio ambiente, a ampliação das desigualdades sociais e os interesses econômicos dos grandes grupos empresariais em torno da globalização e do crescimento do consumismo exacerbado.
Essas características da nossa sociedade e do nosso tempo histórico se expressam no espaço geográfico. Nosso objetivo é perceber como essas características da globalização ocorrem na configuração do espaço. Queremos observar o espaço urbano de Florianópolis no tempo da globalização. Como o consumismo e as desigualdades interferem na formação do espaço geográfico da nossa cidade.
Procuramos na saída de estudos, observar a manifestação dessas características nos bairros da região continental de Florianópolis, passando pelos bairros Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Capoeiras, Abraão, Itaguaçu e Coqueiros.


Para isso procuramos observar algumas características do espaço como a poluição do ar, das águas e do som, assim como os congestionamentos, as desigualdades sociais, a urbanização desordenada, densidade demográfica e as moradias em áreas de risco. 





Conforme combinamos, todos devem elaborar um relatório sobre a saída, podendo postar nesse texto na forma de comentário.

8 comentários:

Jalize t:81 disse...

Nossa turma fez um passeio onde passamos por lugares com o objetivo de olharmos e percebermos o fato da globalização, e depois descemos no Rio Buchler e Parque de Coqueiros.
No ônibus quando passamos pela Beira- Mar Continental, observei a quantidade que existe no mar de lixo,ou seja , a água altamente poluída,o rio Buchler ,mas também era puro esgoto.Todo esse esgoto vem dos prédios e casas da região, pois o esgoto não tem pra onde ir e acaba sempre em rios e mares.
Mas,também outro fato que me chamou atenção foi a desigualdade social que da pra se perceber claramente na região de coqueiros,quando descemos no parque observei que da pra se perceber na frente há prédios modernos e desenvolvidos e de fundo ,tem uma pequena favela.
Esses fatos são alguns exemplos da globalização, por que muitas pessoas que não tem condições financeiras acaba ficando por fora de muitas coisas,como é o fato da modernização , como prédios novos
e modernos, mas também outros não(desigualdade social),
o esgoto e lixo sendo jogado nos rios e mares deixando altamente poluídos.
Olhando o estado, de como a sociedade está se tornando,se percebe o quanto ela está mudada e diferente,mas se tomamos uma atitude talvez conseguimos reverter
tudo isso que está acontecendo.

Mariana Hauch, turma 81 disse...

SAÍDA DE ESTUDOS!

Fomos fazer um passeio, e passamos pelo Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Abraão e Coqueiros, e eu senti que havia muita poluição por lá.
Paramos no rio Buchler e reparei que é um rui muito poluído, com fortes cheiros de esgoto, e esse esgoto chegava ao mar, com isso, o mar ficou inadequado para uso.
Estávamos indo para o parque de Coqueiros e vimos que o asfaltamento é cheio de buracos, e as moradias são em áreas de risco, sendo que as casas são uma ao lado da outra, e podemos reparar que há muita desigualdade social por lá.
Chegando ao parte de Coqueiros, eu pude reparar que é uma área de lazer muito boa, com um grande gramado, parquinho, área de exercícios e mais um pavimento para se andar de bicicleta. É muito bom para os moradores de lá, pois eles tem um lugar para poder passear, já aqui nos Ingleses não temos uma área de lazer e todos sentimos falta de uma.
Mas no Parque há um rio muito poluído, com um forte cheiro de esgoto, o que acaba estragando a visibilidade dele, pois todo o esgoto acaba indo pra lá, fazendo o rio à cada mais poluído e inapropriado!

FLORIANÓPOLIS, 29 DE JUNHO DE 2012.

Géssica Sodré 81 disse...

Fomos ao passeio em coqueiros e observamos vários problemas. Vimos problemas de transito como congestionamento, vimos a praia poluída, cheia de lixo e coisas que prejudicam a nossa cidade. Vimos também, lixos e buracos por toda parte.
Eu aluna, participei do passeio, mas não desci do onibus. Mas da janela eu pude perceber a situação crítica da nossa cidade, pude ver a sujeira das ruas e a grande diferença de moradia de um lugar e do outro.

Larissa Wunsch T:81 disse...

Nossa turma fez um passeio para a praia de coqueiros, no caminho eu fui observando pela janela, e fui percebendo o quanto a cidade está cheia de problemas sobre o meio ambiente.
Chegando lá, desci do onibus e senti um cheiro forte, muito desagradável, difícil de suportar.
Percebi muito congestionamento e a diferença da alta e da baixa qualidade de vida das pessoas.

Marcos godoy disse...

Em nossa saída de estudos fomos com o objetivos de ver a globalização que esta presente em florianopolis .
Nos observamos que há varios lugares com condições precarias como poluição de rio e mares, o que acontece com o rio Rio Buchler que nois encontramos com um cheiro muito forte,com uma cor muito escura que representa as fezes jogas no rio de maneira que prejudica muito a condição do bairro e da beleza de florianopois observamos tambem que a uma quantidade muito grande de lixo na Beira- Mar Continental ou seja muitos esgoto jogado de casa,predios e ambos o mesmo caso do rio buchler.
Um outro caso que observei foi a desigualdade social que esta presente na região de coqueiros quando desemos no Parque de coqueiros logo observei que estavamos eu lugar muto desenvolvido com predios modernos e que logo antes avia uma favela, o parque era muito desenvolvido e otimo ligar para lazer da familha com uma estrutura morna com apenas um motivo prejudiçial um cheiro muito forte que avia por perto por causa dos esgotos jogados por ali prejudicando a beleza do lugar.
Esses são algumas das globalização que esta presente em florianopolis boas ou mas ,algumas com uma importancia prejudiçial e outra com uma ótima importançia para um bem melhor do bairro.
Mais ainda podemos tomar uma atitude para mudar essa modernidade prejudicial que a em nossa cidade como jogando o esgoto corretamente certo não poluindo as prais que há em florinopolis e que a prefeitura ajude a parte da de favela que esta presente em coqueiros em ambos consentizando a não jogar esgoto nos rios e mares .

Eric t:81 disse...

Nessa saida de estudos que fizemos com o professor willian de geografia era para percebemos como nosso mundo é hoje com poluição no ar nas águas rios como vimos no rio Buchler cheio de lixo,esgoto e destruição que tambem tem nas gaivotass uma situação parecida e tudo isso existe no mundo inteiro com moradias improprias em areas de risco,empresas,hoteis,casas que largam o seu esgoto nas praias e rios. Empressas que não se importam com o dia de amanhã so em lucrar e piorar cada vez mais no mundo, e isso so quem pode mudar é agente cada um coidando do mundo e do lugar onde moramos o maximo possivel.



PROFESSOR NÃO FIZ ONTEM PORQUE ESQUESI.

Gabriela Cristina t:81 disse...

Neste texto,falarei sobre as consequências da globalização como:A desigualdade social e a poluição.
Na parte continental de Florianópolis tem bastante lixo nas canteiras,mares,rios,inclusive no Rio
Buchler,que tem uma substancia por consequência da poluição ,que como há casas e prédios e apartamentos recentemente construídas eles não tem
aonde por o esgoto, acaba indo tudo para o rio.Uma curiosidade é que atrás dessas casas e
apartamentos tem uma pequena favela.
Há bairros que tem como ver claramente a desigualdade social ,como os bairros Monte Cristo,Abraão são subdesenvolvidos,e os bairros Beira-Mar,Jardim Atlântico são desenvolvidos.
A diminuição da poluição não depende só de nós,mas também do governo,pois por causa dessas casas recém construídas, eles não jogam lixo ,esgoto no rio por opção deles
,mas sim por não ter aonde botar esse esgoto ,caberia ao governo fazer um lugar especifico para jogar esse esse esgoto para não poluir mais o rio.

Isabella D'attenney disse...

Saida de estudos.

Sexta-feira dia 22/06 a turma 81 fez uma saida de estudos, para observar alguns problemas na nossa sociedade e perceber desigualdades sociais existentes nos lugares pelo qual passamos, a urbanização desordenada e problemas causados pela globalização que estão presentes em varios lugares e nao só na nossa cidade.
No passeio, passamos pela região continental de Florianopolis, pelo Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Capoeiras, Abraão, Itaguaçu e Coqueiros.
O dia estava bastante chuvoso o que complicou um pouco nossa saida de estudos, porém conseguimos perceber tudo o que buscavamos aprender com esse passeio. Quando passamos por Monte Cristo foi bastante visivel que havia muita desigualdade social, o lugar possuia prédios velhos e favelas em alta quantidade, contruções menos favorecidas do que as que são vistas em Coqueiros por exemplo, lá as coisas são bem mais desenvolvidas economicamente.
Mesmo com a chuva descemos do microonibus para observar o Rio Buchler, e sinceramente nao parecia um rio, era mais possivel ser um esgoto de tanta poluição e sujeira que tinha. Mas nao foi só no Rio Buchler que percebemos a poluição, vimos tambem nos mares da região continental de Florianópolis, na Beira Mar, entre outros locais.
Havia um grande congestionamento na ida e na volta, nao atrapalhou mas foi possivel perceber.
Conclui-se que a nossa sociedade se encontra em uma situação nada agradável e bem ruim, com toda essa poluição, desigualdade social, congestionamento, urbanização desornada, densidade demográfica e as moradias em áreas de risco, estamos indo de mal a pior, e precisamos acabar com isso antes que fique impossivel. Acho que se respeitassemos as leis de transito nao haveria tanto congestionamento, se nao jogassemos lixo em mares ou no chão, nao teria tanta poluição, entre outras soluções que se quisermos podemos colocar em pratica para um mundo melhor.

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros