segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Saída de estudos turmas 71 e 72 - Povos pré-colombianos e formação geológica da América

Nesta segunda-feira, dia 07/11/2011, realizamos saída de estudos com as turmas 71 e 72, da EBM Gentil Mathias da Silva. 

Nosso objetivo foi observar registros existentes em Florianópolis que comprovam a existência de populações indígenas a milhares anos na nossa cidade, e de parte da formação geológica da América, período marcado pela separação das placas tectônicas sul-americana e africana.

Os povos pré-colombianos deixaram inscrições rupestres, além das oficinas líticas que contam parte da história dos povos indígenas que já viviam em Florianópolis antes da chegada dos povos europeus a América.
formação geológica do continente americano pode ser observada em Florianópolis por meio de rochas testemunhas da divisão de placas tectônicas que separam o Brasil da África.


Nosso roteiro passou pelos seguintes bairros e localidades: Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Praia Mole, Retiro da Lagoa, Joaquina, Retiro da Lagoa, Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses, Santinho, Ingleses e Rio Vermelho.

Pontos de Parada
1 – Costão da Praia da Joaquina.
2 – Costão da Praia do Santinho.

A saída de estudo será avaliada por meio de um relatório que deve ser apresentado na segunda-feira, dia 14/11/2011, contendo a descrição sobre os locais visitados, o que foi observado e as informações apresentadas pelo professor durante a saída de estudos.

Na estrada


Costão da Praia da Joaquina





 Rocha testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.

 Rocha testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.


 Rocha testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.


Oficina Lítica - rocha utilizada pelos povos pré-colombianos para afiar suas ferramentas.

Praia do Santinho



Costão da Praia do Santinho

 Rocha testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.

 Rocha testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.

 Rocha testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.

 Rocha testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.
 


 Inscrição rupestre costão da Praia do Santinho


10 comentários:

Allan Henrique Ramirez Turma: 71 disse...

Há 10 mil anos atrás, houveram deslocamentos da população que habitava o continente americano, por motivos de níveis de temperatura e dos oceanos.. Se formaram comunidades ali que ficaram conhecidos como Sambaquis. A formação dessas comunidades resultou na transformação dos hábitos de se alimentar do ser humano..
No brasil os sambaquis, podem ser encontrados ao longo litoral nordestino, Rio de Janeiro, São Paulo, e em outras partes do litoral gaúcho..
Em santa catarina foram encontrados os maiores sambaquis brasileiros, nas cidades de laguna, garuva entre outras..

Alex daniel ramirez 72 disse...

O primeira sambaqui que foi encontrado, esta localizado na Dinamarca, alguns em países europeus e no norte da áfrica segundo estudantes em 4000 a 2000 a.C.
Aqui em nosso país estão localizados os maiores sambaquis do mundo. Em nosso estado existem sambaquis que chegam a ter 25 metros de altura e centenas de metros de extensão, com idade aproximada de 5000 anos, em nosso país também existem sambaquis no baixo Amazonas e no Xingu, muitos dos sambaquis brasileiros são feitos em rochas como quebra-cocos, facas, machados de diavásio semipolido e etc.
Os anzóis, furadores, ponta de flechas e arpões encontrados são feitos de ossos.
Enfim, sambaquis são montes compostos de moluscos, esqueletos de setes pré-históricos,conchas, ossos humanos.
A palavra sambaquis tem origem tupi e é a mistura das palavras tamba (conchas) e ki (amontoado)

BRENDA PROSDÒCIMO 71 disse...

"Saída de estudos"

No dia 07 de novembro de 2011, as turmas 71 e 72 fizeram uma saída de estudos com o professor de geografia, Willian.
Começamos indo de ônibus até o costão da praia da Joaquina para conhecer e aprender sobre as rochas testemunhas, são rochas que preencheram os espaços quando as placas tectônicas da América e da Africa se separaram.Estas rochas eram larvas do interior da terra que foi líquida para os buracos, espaços vazios que com o tempo se transformaram em Rochas.
Também aprendemos sobre a oficina litica que são círculos lisos nas rochas testemunhas que os povos sambaquis faziam para afiar suas armas, seus equipamentos.
Logo em seguida saímos do costão da praia da Joaquina e fomos de ônibus para o costão da praia do Santinho.Chegando lá conhecemos os desenhos que os povos indígenas faziam em rochas, que se chamavam inscrições rupestres.Inspirado nas inscrições rupestres,um designer criou o símbolo do Santinho.

Jalize T:71 disse...

No dia 07/11 fizemos uma saida de estudos onde iriamos fazer uma trilha.
Primeiro fomos na praia da joaquina onde encontramos uma rocha chamada de basalto(é o nome que se da quanto uma rocha era lava e vira uma rocha escura) essa rocha ela foi lava na época que o continente africano e o americano se separaram.Com o contato da superfície esse material(lava) foi se esfriando ,tornando uma rocha.
Também olhamos rochas com um desenho com o formato redondo que chamam-se de oficina lítica onde os povos sambaquis faziam suas armas , nas rochas.
No santinho fizemos uma caminhada no morro onde olhamos desenhos dos povos sambaquis,onde eles deixam a prova que eles foram os primeiros povos a habitar a america.
O passeio foi super tri e espero que tenha passeios parecidos mais vezes

Emanuel Figueroa T:71 disse...

No dia 07/11 as turmas 71 e 72 da escola E.B.M Gentil Mathias da Silva fizeram uma saída de estudos as praias da Joaquina e a praia do Santinho,na praia da joaquina vimos que há milhões de anos as placas tectônicas se moveram criando um buraco imenso na Terra,então estes buracos se preencheram com lava que depois virou pedra.
Na praia do santinho nos fomos ao costão ver umas inscrições rupestres e ver o mesmo fenômeno que ocorreu na praia da Joaquina.

Larissa cortez dos santos t:71 disse...

Bom no dia 07/11/11 fizemos um passeio super legal com a minha turma que è a 71 e a turma 72,Fizemos uma saida de estudos na praia da joaquina e na praia do santinho .Primeiro famos na praia da joaquina vimos uma rocha que no meio tinha uma forma arredondada que era chamada de OFICINA LITICA que era usada para afiar as ferramentas dos povos prè -colombianos (eu nem sabia que existia essa pedra kkk)Depois vimos uma pedra preta que separava duas pedras marrom terra a pedra preta era chamado de rocha testemunha da separaçao da placa sul- amaricana da placa africana. Depois a gente foi no Santinho vimos tambem a rocha pretaa vimos tambem a inscriçao rupestre costaoda praia do santinho..
Foiii muito legal a saida de estudos esperoo que tenha mais adoreii

weslley T.71 disse...

no dia 07/11 a turma 71e 72 foserão um passeio na praia da joauina super bacana legal vimos varios estudos a professor é de +++ explica bém ensina bém la na praia do santinho eu nunca tua indo la na quele lugar pela preimeira vez que fui me encantei foi bom d++ vlw professor :)

Dayana Hillesheim disse...

Há muito tempo atrás quando a placa sul-americana se separava da placa africana, rochas também se separaram, surgindo buracos entres elas. Com isso larvas vúlcanicas se espalharam entre as rochas e com a água do mar, se esfriaram virando rochas também. Na praia do Santinho pudemos observar desenhos índigenos que através deles os pesquisadores conseguiam decifrar o que eles queriam dizer.

Isabella D'Attenney 71 disse...

Sete de novembro de 2011, em uma segunda-feira, as turmas 71 e 72, saíram para um passeio de estudos com o regente da turma 71, professor de geografia Willian.
Paramos na praia da Joaquina e no Costão da praia do Santinho.
Na praia da Joaquina fomos observar algumas rochas que há muito tempo atrás se separaram quando as placas tectonicas sul-americana chocou com a africana, ali acabou se formando um buraco, e as rochas foram ficando pretas por causa da lava vulcânica. Essas rochas e as oficinas líticas são o que comprovam a existência de populações indígenas em Florianópolis a muito tempo atrás.
No Costão da praia do Santinho, fizemos a trilha que consta lá e observamos algumas outras rochas iguais as que vimos na Joaquina.
Realizamos o passeio com sucesso, pois o nosso objetivo era observar algumas inscrições rupestres e conseguimos vizualizar e entender registros comprovantes de populações indígenas a milhares de anos aqui em Floripa.

Guilherme Einsfeld o fodão ! disse...

No dia 7 de novembro tivemos uma saída de estudos para as prais da Joaquina e do Santinho, na praia da Joaquina não pude ver muita coisa mas percebi que algumas rochas eram diferentes das outras e pareciam que alguem tinha ido lá com uma cola e colado elas, ja praia do Santinho não pude observar nada, porque ja estava cansado devido ao forte calor e não subi junto com as turmas, mas pude perceber as marcas nas rochas de povos que habitavam a ilha antigamente, mas foi um ótimo passeio, comi bastante hehe, e agradeço o professor por ter dado essa aula magnifica ! (puxa saco nem um pouco né ! ) kkk'

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros