quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Critérios utilizados nas divisões regionais da América - Turma 71

A América é o segunda maior porção de terras emersas do planeta. Seu grande e extenso território é preenchido pelos mais diversos elementos naturais e humanos. 
Clima, vegetação, relevo, hidrografia, população, cultura, economia e poluição são exemplos de características geográficas que se apresentam de maneira diversificada no nosso continente. Temos clima tropical e polar, vegetação rasteira e grandes florestas, áreas montanhosas e planas, chuvosas e desérticas, áreas desenvolvidas e empobrecidas, industrializadas e agrícolas, povoadas por indígenas e por descendentes de europeus.

Essa diversidade nos permite dividir o continente de diferentes maneiras, separando a América conforme as semelhanças e diferenças geográficas existentes no seu território. Cada região possui características diferentes das demais regiões, por isso são separadas.
Existem inúmeras formas de dividir a América em regiões. Três divisões regionais são as mais conhecidas e utilizadas pelos estudiosos: Física, Sócio-econômica e Histórico-cultural.

Divisão Física
Divide o continente americano conforme as características naturais da América, como o formato do continente. Se observarmos a América, temos duas grandes porções de terras (América do Norte e América do Sul), interligadas por uma terceira porção estreita de terra (América Central). Outro aspecto interessante dessa divisão é que cada uma das três regiões está sobre uma placa tectônica diferente.

Divisão Sócio-econômica
Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. De uma lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. Essa diferença entre as regiões teria se iniciado ainda quando o território americano eram colônias europeias. A América Anglo-Saxônica era, predominantemente colônia de povoamento, enquanto a América Latina colônia de exploração.
Uma curiosidade, a origem dos nomes, Anglo-Saxônica e Latina, esteve inicialmente associada a uma divisão da América baseada na origem dos povos europeus que colonizaram o continente. Os latinos seriam os povos que falam línguas de origem latina, predominante no sul da Europa, como portugueses, espanhóis, italianos e franceses. Os Anglo-saxões seriam povos de origem saxônica, predominantes no norte da Europa, como na Inglaterra. Apesar de utilizar essa nomenclatura, a divisão sócio-econômica da América não se submete mais as questões de origem linguística.


Divisão Histórico-cultural
Divide a América a partir das características históricas, especialmente as relacionadas a formação da população dos países americanos. Marcada pela miscigenação, a origem da atual população americana se encontra na mistura ocorrida entre os povos indígenas com europeus, africanos e asiáticos. Esse processo não se resume aos aspectos físicos da população como cor da pele e dos olhos, mas a cultura dos povos. Nosso continente se formou através da mistura entre as inúmeras culturas que aqui se encontraram.
Porém, essa mistura não ocorreu de forma uniforme. Em cada região temos o predomínio de características populacionais e culturais diferentes das demais. A partir disso, dividimos a América em sete principais regiões culturais: América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.



Fonte Mapa Divisão geográfica: http://www.educacional.com.br

Responda:
1) Explique, com suas palavras, a partir de quais características o continente americano foi dividido em regiões na Divisão Física da América.
2) Explique, com suas palavras, a partir de quais características o continente americano foi dividido em regiões na Divisão Sócio-econômica da América.
3) Explique, com suas palavras, a partir de quais características o continente americano foi dividido em regiões na Divisão Histórico-cultural da América.

12 comentários:

raphael, emanuel e michel disse...

1- Existe duas grandes massas de terra uma no sul e outra no norte, a do norte é chamada de América do Norte e a do sul se chama América do sul, entre elas xiste um pequeno pedaço de terra chamado América central. É a partir da localização.
2- É levado em questão as qualidades daquele país e as características economicas e como :
renda familiar, índice de desemprego, qualidade de vida, saúde e segurança.
3- É dividido assim por critérios culturais como : povos que habitavam ali, cultura daquele local etc...

Allan Henrique Ramirez e Lucas Felipe 71 disse...

01) São as características naturais da América como: O formato do continente (duas porções grandes de terra: América do Norte e América do sul) que são interligadas por uma faixa estreita (América Central).

02) São avaliadas as desigualdades sociais e econômicas.

03) São avaliadas a formação da população e sua cultura.

Guilherme Einsfeld e Marcos Vinicius Godoy disse...

1- Existe duas grandes massas de terra uma no sul e outra no norte, a do norte é chamada de América do Norte e a do sul se chama América do sul, entre elas xiste um pequeno pedaço de terra chamado América central. É a partir da localização.
2- É levado em questão as qualidades daquele país e as características economicas e como :
renda familiar, índice de desemprego, qualidade de vida, saúde e segurança.
3- É dividido assim por critérios culturais como : povos que habitavam ali, cultura daquele local etc...

Isabella D'Attenney e Dayana Hillesheim disse...

1- O continente americano na divisão física foi dividido a partir das seguintes características: Características físicas e naturais, como formato do continente e as placas tectônicas.

2- Na divisão Sócio-econômica a característica é a formação da economia dos países, e a diferença do desenvolvimento econômico.

3- Na divisão Histórico Cultural as características são a formação cultural desses países ao longo da história. Relacionado a miscigenação e colonização.

Evelyn R , Natália c, Marcos M.,..,..... disse...

1- Bem , existe duas grandes massas de terra uma no sul, e outra no norte, a do norte é chamada de América do Norte e a do sul se chama América do sul, entre elas existem em um pequeno pedaço de terra chamado América central. É a partir da localização.
2- Isso é levado em questão as qualidades daquele país e as características economicas e como também pode ser :
renda familiar, índice de desemprego, qualidade de vida, saúde e segurança para todos e em todos os sentidos.
3- É dividido assim por critérios culturais assim como : povos que habitavam ali,a cultura daquele local e entre outros ...

Larissa e cheley 71 disse...

1) Divisao Fisica as caracteristicas naturais sao duas porçoes de terras interligada por uma terceira porçao estreita de terra .

2) Divisao socio economica as caracteristicas historicas e economicas.
De uma lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente.

3) Divisao historico cultural caracteristacas historicas especialmente as relacionadas a formaçao da populacao dos 2 paises americanos.

4) Historico cultural porque achamos mais interessante..

maynara e marina 71 disse...

1-o continente americano é dividido em grandes massas de terras e uma placa tectonica diferente.
2-a qualidade de vida,renda familiar,saude,educação,saniamento e salario.
3-é dividido por criterios relacionado a população continente americano.

Jalize T:71 disse...

1)Pelas diferenças das placas tectônicas ,ou seja, pelas diferentes placas em cada porção de terra.
2)Pelo desenvolvimento econômico em cada parte de um território.
3)foi dividido pelas diferenças culturais da população do continente americano como a linguagem.

leticia e ana caroline t71 disse...

1-as caracteristicas: natural com uma grande massa de terra na américado norte,américa central e américa do sul.

2-as caracteristicas são:o histórico e a econômia dos países.

3-as caracteristicas:históricas relacionada a formação da população dos países americanos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcelo Raposo Tavares disse...

Ajudo mto valeu C:

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros