domingo, 23 de outubro de 2011

Saída de estudos turma 74 - Povos pré-colombianos e formação geológica da América

Nesta segunda-feira, dia 24/10/2011 é a vez da turma 74, da EBM Maria Conceição Nunes, participar da saída de estudos sobre os primeiros povos e a formação geológica da América. 



Nosso objetivo será observar registros existentes em Florianópolis que comprovam a existência de populações indígenas a milhares anos na nossa cidade, e de parte da formação geológica da América, período marcado pela separação das placas tectônicas sul-americana e africana.

Os povos pré-colombianos deixaram inscrições rupestres e rochas polidas que contam parte da história dos povos indígenas que já viviam em Florianópolis antes da chegada dos povos europeus a América.
formação geológica do continente americano pode ser observada em Florianópolis por meio de rochas testemunhas da divisão de placas tectônicas que separam o Brasil da África.


Nosso roteiro passará pelos seguintes bairros e localidades: Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Praia Mole, Retiro da Lagoa, Joaquina, Retiro da Lagoa, Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses, Santinho, Ingleses e Rio Vermelho.

Pontos de Parada
1 – Costão da Praia da Joaquina.
2 – Costão da Praia do Santinho.

A saída de estudo será avaliada por meio de um relatório que deve ser apresentado na segunda-feira, dia 31/10/2011, contendo a descrição sobre os locais visitados, o que foi observado e as informações apresentadas pelo professor durante a saída de estudos.


Costão da Praia da Joaquina





Na estrada



Costão da Praia do Santinho



































11 comentários:

michii 74 disse...

é noixxx.......

Anônimo disse...

Fooooi mt massa! Poow (Y)
ass: Abigail 74

jonas disse...

NOME:Jonas Quadros Guterrez

Nois vimos na praia da joaquina roxas que se formaram através de vulcões vimos também como os indio indígenas afiavam seu armamento (lanças) nas roxas etc...
na praia do santinho nois vimos os desenhos que os indígenas fizeram nas roxas vimos também as escrituras que eles fizeram.

(ALÉM DE GOSTARMOS MUITO DA SAIDA DE ESTUDO).

Najara disse...

Nome:Najara Oliveira Monteiro

Na praia da joaquina vimos as roxa que se formaram através da larvas do vulcões, também vimos onde os índio afiavam suas lanças e as marca nas roxas.No santinho fizemos uma pequenas trilha vimos uns bonequinhos,as escrituras e os desenhos do indígenas.

Anônimo disse...

tava muito show professor faz outra saida de estudo..

Guilherme Borges disse...

Na praia da joaquina vimos as roxa que se formaram através da larvas do vulcões, também vimos onde os índio afiavam suas lanças e as marca nas roxas.na praia do santinho nois vimos os desenhos que os indígenas fizeram nas roxas vimos também as escrituras que eles fizeram.

Gustavo Geremias 74 disse...

Nome : Gustavo Geremias

Relatorio saida de estudos.

Agente foi na praia da joaquina, e láah, agente observou, rochas, onde os antigos habitante, hamolavam sua armas, e q fiko uma marca redonda na rocha. Tambem vimos, as rochas, que antigamente, eram larvas. No sanitnho, vimos desenhos rupestres, feitos pelo indigenas q habitavam a região

P.S : O PASSEIO FOI MUITO IRADO \õ/

Anônimo disse...

Professor, podíamos ter feito isso antes q dai dava tempo de mais uma ou duas ou trez saidas

Pedro Sachs disse...

Nome:Pedro Sachs T:74
Fomos na praia da Joaquina e la vimos e estudamos rochas com buracos (provavelmente feitos enquanto indios afiavam suas armas)feito pelos povos pre colombianos , no passado...
Ja no Santinho vimos desenhos perfeitos feitos tambem pelos pre colombianos nas rochas de la....
Esse lugar virou ate ponto turistico , com hoteis e resorts na beira da praia , morros pra fazer trilhas e olhar os desenhos, etc....
Por Pedro Sachs

Anônimo disse...

Saaudaadees ;/
By; Abigail T; 83

Micheli disse...

Poxa que saudadess de vocês genteeee!!! :(

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros