segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Saída de estudos turma 73 - Povos pré-colombianos e formação geológica da América

Nesta segunda-feira, dia 17/10/2011, realizamos saída de estudos com a turma 73, da EBM Maria Conceição Nunes. 


Nosso objetivo foi observar registros existentes em Florianópolis que comprovam a existência de populações indígenas a milhares anos na nossa cidade, e de parte da formação geológica da América, período marcado pela separação das placas tectônicas sul-americana e africana.

Os povos pré-colombianos deixaram inscrições rupestres e rochas polidas que contam parte da história dos povos indígenas que já viviam em Florianópolis antes da chegada dos povos europeus a América.
formação geológica do continente americano pode ser observada em Florianópolis por meio de rochas testemunhas da divisão de placas tectônicas que separam o Brasil da África.


Nosso roteiro passou pelos seguintes bairros e localidades: Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Praia Mole, Retiro da Lagoa, Joaquina, Retiro da Lagoa, Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses, Santinho, Ingleses e Rio Vermelho.

Pontos de Parada
1 – Costão da Praia da Joaquina.
2 – Costão da Praia do Santinho.

A saída de estudo será avaliada por meio de um relatório que deve ser apresentado na segunda-feira, dia 24/10/2011, contendo a descrição sobre os locais visitados, o que foi observado e as informações apresentadas pelo professor durante a saída de estudos.

Costão da Praia da Joaquina


Oficina Lítica - rocha utilizada pelos povos pré-colombianos para afiar suas ferramentas.
 Rocha testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.



Costão da Praia do Santinho


 Inscrição rupestre costão da Praia do Santinho
 Inscrição rupestre costão da Praia do Santinho
 



















2 comentários:

Gilberto disse...

Relatorio sobre o passeio a praia da Joaquina e Santinho

Ao chegarmos a praia da Joaquina o professor noe dividiu em dois grupos, ele nos mostrou um ponto em que uma rocha havia sido escavada, explicou que aquilo havia sido feito por um nativo ao amolar seu intrumento de corte. Ele também nós mostrou uma fenda ocorrida no costão causada pelo movimento das placas tectonîcas, esse espaço foi peenchido com lava que em contato com oar se transformou em rocha magmatica.
Na praia do Santinho ha varias outras incrinções rulpestres feitas pelos antigos moradores que naquela época eram os indios Carijos. A paisagem das duas praias era muito bonita sendo elas terem sido a consequencia do movimento das placas tectonîcas.
Ha também relatos de voputras incriço~es rulpestres nas ilhas do Campeche Coral, com todas sempre voltadas para o mar

Paula Eduarda 73 disse...

Quando chegamos no costão da joaquina o professor nos mostrou as mudanças que foram feitas pelas separações das placas tectônicas. No início da caminhada o professor nos mostrou uma oficina lítica, que era uma rocha usada pelos nativos de antigamente para amolar as ferramentas, logo após, ele nos mostrou uma fenda que tinha sido testemunha da separação da placa sul-americana da placa africana.


No costão do Santinho, nós fizemos a trilha e observamos algumas inscrições rupestres que foram feitas, também por nativos antigos, em algumas rochas. No Santinho também pudemos observar algumas rochas que foram testemunhas de algumas separações de placas tectônicas. O Passeio foi muito legal e bem proveitoso para o nosso aprendizado, pois foi uma forma diferente de aprender os conteúdos de Geografia

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros