domingo, 2 de outubro de 2011

América Latina: Infância e pobreza - Turma 71


Estudo lançado nesta terça-feira (17/05) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) revela que quase 81 milhões de crianças vivem em situação de pobreza na América Latina e no Caribe. O relatório monitorou as dimensões da pobreza na região entre 2008-2009, e procurou vinculá-las ao cumprimento da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, em vigor desde 1989.

Intitulado Pobreza Infantil na América Latina e no Caribe, o estudo analisou fatores como nutrição, acesso a água potável, e a serviços de saneamento, qualidade de vida e acesso aos meios de comunicação e informação, cuja privação contribui para o agravamento do quadro da pobreza e da exclusão social. Além disso, foram considerados o nível de renda familiar e a capacidade deste recurso em satisfazer as necessidades básicas das crianças.
Ele advertiu para a existência de uma grande desigualdade entre os próprios países da região: se por um lado a pobreza atinge mais de dois terços das crianças em Honduras, Guatemala e Peru, em outros países como Chile, Costa Rica e Uruguai menos de um quarto das crianças sofrem com a pobreza.
Em relação às políticas públicas, o relatório indica que, para superar a pobreza, é preciso investir na infância e reduzir as desigualdades socioeconômicas, étnicas, territoriais e de gênero, presentes em todos os países da região. Além disso, recomenda-se que as intervenções públicas sejam feitas para assegurar às crianças seus direitos básicos, como acesso à alimentação, saúde e educação.
Atividades:
1) Segundo a ONU, mais de 80 milhões de crianças vivem em situação de pobreza na região da América Latina. Em termos comparativos esse número representa algo em torno de 42% da atual população do Brasil. Você já conhecia esse dado? Você acha justo essa situação?
2) Na sua cidade existem crianças em situação de pobreza? Você conhece alguém que vive nessas condições?
3) Na sua opinião por que existem desigualdades sociais na nossa sociedade?
4) O que você considera necessário para diminuir ou acabar com as desigualdades sociais?

16 comentários:

Leandro / Géssica 72 disse...

1)não ! não acho justo

2)Sim

3)sim ,pelo simples fato da injustiça

4)Justiça

Allan e Jennefer 71 disse...

1) Não. Não, pois as pessoas deveriam ter acesso ao trabalho, há moradia entre outros..

2) Acredito que sim, mais não as conheço.

3) Alguns tem acesso a melhores empregos, e outros não. Alguns possuem estudos adequados outros não.

4) Todos deveriam ter acesso aos melhores empregos, melhores escolas, igualmente.

Evelyn r ; e Lucas m; disse...

1-Não achamos que não é justo!
2-sim existe crianças pobres,conhecemos pessoas com mais riquezas outras nem tanto,outras mais pobres,mais infelizmente não podemos fazer nada pois o dever do governo era ajudar e muitos não fazem,por isso muitos moram na rua pobres (miseraveis) pois não conseguem ajuda infelismente hoje o Brasil esta assim!

3-Por que uns ganham mais e outros menos e os que ganham mais acha no direito dedespresar os que não tem tantos recursos finaceiros ai acontece disso de ter essas desigualdades sociais

4-Acho que todos devem ver que somos iguais por mais que claro haja uma diferença de recursos mais olhar para todos com olhar de seres humanos vendo que somos todos iguais!!!!!!!!!!!!!!

Marcos g e Guilherme disse...

1- nao colhecia esse dado de 42%,não acho justo porque todo mundo ten direito de estudar e ter uma vida melhor principalmente quando o governo ajuda com casa ,custo de renda etc....
2-sim ,principalmente nos morros e favelas,mas nao conheço ninguem.
3- porque acho que o mundo favorece aos ricos e não aos pobres.
4-acho que mais empregos governo menos corrupto.

fernanda e ana caroline 71 disse...

1) Não!porque enquanto tem ricos gastando dinheiro atoa crianças humildes precisam de alimentos ou ate mesmo crianças doentes que não tem condições de comprar um remidio caro que eles necessitam para sobreviver .

2)acreditamos que sim mais nao conhecemos .
3)porque !

jessica e jocelda 71 disse...

1)não é injusto com as crianças as pessoas verem elas sofrerem e não fazerem nada.
2)sim.
3)por que é injusto com as crianças e com as pessoas de mais idade.
4)justiça.

Larissa e Gabriela 71 disse...

1) Nos nao conhecia esse dado.E tambem nois nao achamos justo isso porque as crianças nao podem ir para a escola E nao tem comida suficiente para elas se manter.

2) Sim! mais a gente ainda nao conhece ninguem nessa cituaçao mais sabemos que existe.

3) Na nossa opiniao existe porque nem todo mundo tem dinheiro as vezes nao tem uma boa escola para estudar nem uma boa casa para morar e outros tem de sobra.

4) nao ser tao egoista com os outros e as pessoas que tiver bastante dinheiro ajudar os nececitados e tambem nao maltratar as pessoas pobres tratar com respeito ou melhor igual aos outros isso faz diminuir as desigualdades do mundo!que concerteza tem varias.

BRENDA E MARIANA 71 disse...

1)Não, pois nunca nos informamos sobre este assunto.Não, pois ninguém merece viver nessa condição sem nenhuma ajuda do governo.

2)Sim.Conhecemos visualmente no centro de florianópolis,são crianças com mãe sem condiçoes para ter uma vida boa e assim fazem artesanato para ter o que comer.

3)Pois certamente as pessoas com classe mais alta estão tirando o dinheiro de quem seria para as pessoas mais necessitadas, e assim ocorre a desigualdade social na nossa sociedade.

4)Achamos necessario que as pessoas que tem o poder de tirar o dinheiro de pessoas mais necessitadas se conformem com o que estão fazendo e as pessoas com baixa renda fazem justiça para terem uma vida melhor.

cheley,jalize disse...

1)nao,pois essas crianças são carentes,além de elas serem injustiçadas e não terem seus direitos.

2)sim,muitas por injustiça.sim a amiga da minha irmã.

3)Porque a descriminação é um dos fundamentos
ex:uma pessoa pobre normalmente mora em comunidades mas paga imposto e é uma pessoa correta.Enquanto os ricos vivem em lugares de luxo onde o governo tem mais contato.

4)Acabar com as descriminações,parar com a propina de impostos para os politicos e tentar fazer projetos ajundando o povo brasileiro.

w&$lley e hugo disse...

1)Não. eu não acho justo !!!


2) sim clr clr

3) sim eu acho pq tem pessoas mais de idade

4)sim uma justiça

fernanda rodrigues y ana caroline disse...

1) Não!porque enquanto tem ricos gastando dinheiro atoa crianças humildes precisam de alimentos ou ate mesmo crianças doentes que não tem condições de comprar um remidio caro que eles necessitam para sobreviver .

2)acreditamos que sim mais nao conhecemos .
3)porque tem pessoas que tem empregos melhores e outras que tem empregos de baixa renda nessa hora o estudo e o conhecimento ajudam muitos.

4)menos corrupição,mais conhecimento,menos racismo etc....

Raphael e Michel T:7 disse...

1 - Não, porque hoje em dia os governos deveriam investir mais em educação, saúde, segurança. Para que isso aconteça a população tem que se unir contra os governantes e exigir uma melhora de vida.

2 - Sim, existem muitas pessoas conhecidas que vivem em favelas e comunidades que são esquecidas pelo governo.

3 - Por causa da má distribuição da renda familiar. Algumas pessoas possuem uma renda familiar mais baixa e outras ganham muito mais.

4 - É necessário que a população se concientize de que todos são iguais e de que se todos se ajudassem viveriamos em um lugar melhor.

LUCAS MARCOS FAGUNDES CARDOSO disse...

1-R:NAO,EU NAO CONHECIA ESSES DADOS.NAO,POR QUE O GOVERNO PODERIA AJUDAR ESSAS PESSOAS POBRES A TER UMA CONDIÇAO DE VIDA MELHOR.

2-R:SIM!MAS NAO CONHEÇO NINGUEM.

3-R:POR QUE TEM PESSOAS RICAS QUE TEM PRECONCEITOS COM OS POBRES.

4-R:AS PESSOAS QUE TEM CONDIÇOES DE VIDA MELHOR AJUDAREM AS PESSOAS QUE NAO TEM CONDIÇOES DE VIDA,E,PARAR COM O PRECONCEITOCONTRA AS PESSOAS POBRES.

Isabella D'Attenney, Dayana Hillesheim e Marcos Messias. 71 disse...

1) Não, porque tem pessoas que tem muito dinheiro, enquanto outros que passam fome.

2) Sim, tem famílias que não podem dar o melhor para seus filhos, e eles crescem analfabetos, e na maioria das vezes passam fome.

3) Porque, as famílias que são ricas muitas vezes seus filhos continuam com a herança, e as famílias pobres não tem nem herança para entregar para seus filhos.

4) Escolas públicas de mais qualidade para que os alunos se tornem pessoas na vida.

henrique - 71 disse...

1) nao acho justo esta situaçao de pobreza, pois elas deveriam ter moradia e alimentaçao.
2) sim existem pessoas em situaçao de pobreza.
3) sim pelo fato da injustiça.
4) fazer justiça, garantindo a todos a ter uma moradia e a alimentaçao adequada.

maynara-71 disse...

1-não!não acho justo porque todos nós temos direito a saude,educação,agua potavel,saneamento,meios de comunicação e informação.

2-sim,conheço é muito triste isso.

3-porque,o prefeito só pensa no bem-estar dele não pensa nos outros.

4-justiça ser justo com todos.

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros