segunda-feira, 17 de outubro de 2011

América: desigualdades economias e sociais entre latinos e anglo-saxões. Turma 72

A divisão sócio-econômica do continente americano classifica a América em duas regiões: América Anglo-Saxônica e América Latina. 
Mas por que nosso continente é separado dessa forma?
A regionalização sócio-econômica divide os países a partir do desenvolvimento econômico e social. Na atualidade, é facilmente observável uma diferença no nível de desenvolvimento econômico e social dos países da América Anglo-saxônica se comparado aos países da América Latina.
Observe a imagem a seguir:

Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano todos os anos apresentam quase sempre o mesmo resultado: Canadá e Estados Unidos com os melhores índices de desenvolvimento do continente americano. Mas por que a América Anglo-saxônica é mais desenvolvida do que a América Latina? Sem dúvida são perguntas importantes e complexas de ser respondidas.
Porém, alguns fatores podem nos ajudar a entender melhor isso. O modelo colonial, por exemplo, contribui para isso. Enquanto Estados Unidos e Canadá foram, na sua maioria, colônias de povoamento, todos os demais países da América foram, predominantemente, colônias de exploração. 
As colônias de exploração eram desenvolvidas por imigrantes que tinham como propósito,  proporcionar uma vida melhor para aqueles que viviam na própria colônia. Por isso, buscavam o desenvolvimento econômico e social da colônia. Quando a colônia se transformou em país, tudo que tinha sido desenvolvido na colônia ficou como herança aos países que surgiam.
As colônias de exploração, por outro lado, eram desenvolvidas para gerar riquezas para os países da Europa. Assim, não tinham nenhum tipo de compromisso com a qualidade de vida de quem vivia nas colônias. Dessa forma, pouco se investiu nessas colônias, e quando elas se transformaram em países, receberam como herança uma infraestrutura insignificante. 
Um país não se torna desenvolvido apenas por ter sido colônia de povoamento. Da mesma forma que um país não é subdesenvolvido apenas por ter sido colônia de exploração. Do período em que eram colônias aos dias atuais muita coisa aconteceu na história dos países americanos. O modelo colonial sem dúvida influenciou, porém não determinou o que cada país seria no futuro. Sem dúvida, as atuais decisões políticas contribuem para manter essa desigualdade entre os países.


Sobre a América, responda:

1) Na sua avaliação, por que alguns países americanos se tornaram desenvolvidos enquanto  outros subdesenvolvidos? O que provocou diferenças no nível de desenvolvimento?
2) Para você, por que essas desigualdades persistem até os dias atuais?
3) O que pode ser feito para que as desigualdades econômicas e sociais entre os países da América diminua ou termine?  

7 comentários:

kerolin milena disse...

1)por que na colonia de exploração tinha imigrantes que tinham o seu propósito de melhorar a sua vida para aqueles que viviam na própria colonia. por isso queriam desenvolver. e tinha outros que nem pessavam como melhorar sua vida.

2) por que ninguem "consegue" sobreviver sem essas desigualdades por isso nos queriam ser o poder para acabar com isso.

3) não é que tem que diminuir ou terminar!!! cada um tem que saber a sua parte nessa história de economia e sociedade.

Jenifer e Tainara disse...

1)poruqe forão a colonizaçao de exploraçao

2)porque eles continuan fasendo as mesmas coisas


3)acaba com a exploração

Hytallo ' Géssica disse...

1. Pelo governo e pela questao , que a anos atrás esses paises foram colonias de exploraçao .

2. Porque os governantes nao tomaram nenhuma providencia pra mudar isso .

3. Os Governantes tomarem providencias para mudar isso , mudarem a educaçao , os empregos etc...

hallifer-sidinei disse...

NOME:hallifer-sidnei
T:72

1)pelo tipo de colonização.

2)por que sim

3)fé em deus

Alexandre,Eric e Mateus disse...

1-Pelo seu modelo de colinização.

2-Pela a ignorancia das pessoas.

3-As pessoas tem que se ligar e pedir seus direitos.

Karen e ALex t:72 disse...

1-Porque as colônias de exploração eram desenvolvidas por imigrantes que tinham como propósito, proporcionar uma vida melhor para aqueles que viviam na colônia.

2-Porque é dificiul viver com essas desigualdades!

3-Acabar com essas explorações!

Pedro Henrique e kethelen Flores 72 disse...

1) Porque a Ámerica Anglo-Saxônica por exemplo foi um país com colônias de povoamento sendo assim um paìs muito rico pois os lucros daquela época foram envestidos na própria colônia( em escolas, fabricas, casas e etc...) já a Ámerca Latina que teve o predominio de colônias de exploração os lucros eram levados para a Europa sendo assim os países não puderam se desenvolver.

2) Porque os governos não se enteressam nos países e não envestem o suficiente para reverter essa situação.

3) O governo poderia gerar mais empregos para que a população possa ganhar o seu sustento dignamente.

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros