sábado, 3 de setembro de 2011

Regiões Metropolitanas



O crescimento da população faz com que algumas cidades se tornem mais importantes dos que outras. Dessa forma uma cidade acaba se destacando das demais, exercendo influencia sobre a vida de quem mora fora de seus limites. Esse fenômeno ocorre nas metrópoles e nas regiões metropolitanas.
As metrópoles são cidades com grande população e com mais de 1 milhão de habitantes. São importantes porque possuem muitas indústrias, bancos, hospitais, universidades, órgãos governamentais, teatros, shoppings e centros de compras.
Essa condição, faz com que muitas pessoas se desloquem de suas cidades para as metrópoles em busca de médicos, para estudar ou trabalhar, por exemplo. Por isso as metrópoles exercem influência sobre as outras cidades, pois ela atrai as pessoas em busca dos serviços que ela pode oferecer.
População entrando e saindo de Fpolis.
As regiões metropolitanas possuem características parecidas com as metrópoles, porém, elas não precisam ser tão grandes, são formadas sempre por mais de uma cidade, e sua área de influencia pode ser menor.  As regiões metropolitanas são formadas por um município central  e por municípios vizinhos que possuem relativa dependência do município central.
A nossa cidade faz parte de uma região metropolitana, a Região da Grande Florianópolis, formada por vários municípios próximos a Florianópolis e que mantem grande relacionamento com a capital do estado. Numa região metropolitana as cidades, mesmo divididas politicamente, parecem ser uma só, a população se desloca de um município para o outro como se estivesse numa única cidade. Isso ocorre por que as cidades são dependentes umas das outras. Moradores de Florianópolis, por exemplo, vão trabalhar em São José, estudantes de Biguaçu vem estudar em Florianópolis e pessoas doentes de Palhoça buscam tratamento em hospitais de Florianópolis.

Nenhum comentário:

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros