quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Caminhada da Cidadania

No dia 07 de setembro, ocorreu a terceira edição da Caminhada da Cidadania, promovida pela EBM Gentil Mathias da Silva. No dia em que se comemora a independência do Brasil, a caminhada buscou propor reflexões a toda a comunidade sobre os rumos que nosso país vem tomando.
Temas como o uso da água, adoção, meio ambiente, cultura afro-brasileira e transporte coletivo foram apresentados por alunos e professores com o intuito de nos fazer repensar posicionamentos e ações.

Mesmo com as dificuldades impostas pelas condições climáticas, que impediu o caminhada pelas ruas do bairro,  um ato na própria escola foi realizado. A aluna Bárbara, proferiu a seguinte mensagem:
No dia 07 de setembro de 1822, o Brasil se tornou uma nação independente, e hoje, 189 anos depois nos reunimos para celebrar o dia da independência do nosso país.Essa data pode ser encarada por muitas pessoas como um momento de comemoração, ou um simples feriado sem grande sentido. Propomos que o dia 7 de setembro seja uma data de reflexão sobre nossa pátria.Precisamos utilizar esse momento para repensarmos quais caminhos nosso país vem trilhando, para onde estamos indo.Algumas perguntas precisam ser feitas nesse dia: Nesses quase duzentos anos de independência o que conquistamos enquanto país autônomo? Em que medida todos nós brasileiros vivemos com dignidade e justiça social? Como nossos governantes estão administrando o Brasil?O que queremos para nosso país? Dignidade? Liberdade? Justiça? Democracia? Educação para todos e com qualidade? Acesso aos serviços de saúde? Moradias? Empregos? Melhores salários? Preservação da natureza? Distribuição de Renda?Essas perguntas precisam ser pensadas e respondidas por todos e todas. É o exercício de cidadania que propomos para essa data. Estudantes e professores da Escola Municipal Gentil Mathias da Silva organizaram e apresentaram para a comunidade temas que podem nos ajudar a responder algumas dessas perguntas e pensar para onde nosso país caminha.
Para encerrar, lançamos uma última pergunta: Qual é o futuro da nossa nação?







Nenhum comentário:

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros