quarta-feira, 3 de agosto de 2011

IDH dos países no continente americano



IDH dos países da Amélica Latina
O continente americano é bastante diversificado. Já observamos isso quando estudamos o clima e o relevo da América. 
Mas as diferenças também podem ser observadas entre o desenvolvimento dos países. Alguns países possuem um bom desenvolvimento econômico, enquanto outros estão bem atrasados, e enfrentam muitas dificuldades econômicas. 
Nas últimas décadas, uma nova forma de regionalizar os países pelo IDH começou a ser bastante utilizada. Vamos conhecer um pouco sobre esse índice?



IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é parte integrante do Relatório de Desenvolvimento Humano produzido pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano.
O relatório de 2010 abrange 169 países, 15 países e territórios a menos que o relatório anterior em virtude de algumas alterações na metodologia.
O IDH tem o objetivo de ser um indicador de qualidade de vida das populações. Foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub Haq, esse relatório é emitido desde 1993. 

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - Definição
Mapa Mundi - IDH dos países
O Índice de desenvolvimento Humano - IDH é uma medida comparativa de riqueza (medido pelo produto), Conhecimento (medido por indicadores de educação ), saúde (medido pela longevidade) e outros fatores entre os países membros da ONU. 
Com isto matém os seus princípios básicos de que o progresso deve ser medido não apenas pelo crescimento económico, mas também pelas  conquistas em saúde e educação. O IDH, também pode ser calculado para um estado, município ou região.

Os Critérios Para Obtenção do IDH
O IDH também tem a particularidade de na sua avaliação da qualidade de vida da população considerar critérios abrangentes dessa população, pois considera os aspectos económicos, e outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.
IDH e os indicadores sociais considerados para sua obtenção
  • Saúde - Expectativa de vida - Numa dada população é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas para aquele momento.
  • Educação - É o único que engloba dois indicadores, e ambos foram alterados. Sai a taxa de alfabetização, entra a média de anos de estudo da população adulta (25 anos ou mais). Para averiguar as condições da população em idade escolar, em vez de taxa bruta de matrícula passa a ser usado o número esperado de anos de estudos (expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada, se os padrões atuais se mantiverem ao longo de sua vida escolar).
  • Produto Nacional Bruto per capita - O PIB (Produto Interno Bruto) per capita foi substituído pelo Produto Nacional Bruto (PNB) per capita, que abrange os mesmos fatores que o PIB, mas também leva em conta recursos enviados ou recebidos do exterior — é uma maneira de captar melhor as remessas vindas de imigrantes/emigrantes; excluir da conta o envio de lucro para o exterior das empresas e computar a verba de ajuda humanitária recebida pelo país, por exemplo.


Após a leitura do texto responda


1) Desenvolvimento não está relacionado com questões sociais como saúde e educação. O desenvolvimento de um país independe dessas questões. 
a) Você concorda com essas afirmações ou acredita que o IDH é uma boa maneira de avaliar o desenvolvimento dos países? 
b) Você concorda com a ideia de que um país NÃO deve apenas se desenvolver economicamente, mas também socialmente?

18 comentários:

juliano disse...

nao porque desse modo podemos avaliar o desenvolvimento de determinado lugar

bruno disse...

essas afirmaçoes do idh foi uma boa maneira de avaliar o desenvlovimento dos países.

Fernando disse...

eu discordo pois um pais sem saude e educação não é desenvolvido.
e quanto a outra resposta,
um pais não pode se dizer desenvolvido sem um bom nivel de socialismo.

Bruno Xavier e Gilberto Marques disse...

Não, porque desse modo podemos avaliar o desenvolvimento de um determinado lugar, podendo transformar em numeros o desenvolvimento da população humana. Para que um país se transforme em uma pôtencia mundial, ele não deve se desenvolver apenas econômicamente, mas tambèm socialmente, dando mais importancia a enducação e os jovens que podem fazer a diferça futuramente.

Gabriela disse...

Nao. desenvolvimento envolve educação e saúde. um país precisa crescer também socialmente.

Gabrielle: Luciano: Rafaela e Vinicius T:73 disse...

A) Sim, porque o IDH é uma boa maneira de avaliar uma pais ou uma cidade.

B) Sim, porque um pais não deve só cresce econômicamente e sim socialmente.

Mario e Idivan T:73 disse...

A)Nós não concordamos.Porque se a educação e a saúde não estiverem boas as pessoas não vão conseguir viver bem e sem saber ler e escrever.Sendo Assim o país não vai estar desenvolvido.Para nós um país desenvolvido é um país onde as pessoas possam viver bem com saúde e educação.
B)Sim.Como nós já falamos na questão A, sem educação, saúde, lazer...Um país não é desenvolvido.

andrey:73 disse...

a) Você concorda com essas afirmações ou acredita que o IDH é uma boa maneira de avaliar o desenvolvimento
dos países?

b) Você concorda com a ideia de que um país NÃO deve apenas se desenvolver economicamente, mas também socialmente?

Comcordo sim pois para um pais ser desenvolvido deve ter sim saúde e educação,esses dois criterios são fundamentais para o desenvolvimento de um pais.
.....................................

jaqueline disse...

eu não concordo com essa afirmação porque eu acredito que o idh é uma boa maneira de avaliar o desenvolvimento dos países

Cristiane & Gisele. T:73 disse...

sim o idh é uma boa maneira de avaliar o desenvolvimento do país.Sim pois nao basta ter só dinheiro,pois pode cair em mãos erradas,tem que ter capacidade para adinimistrar o dinheiro em escolas na saude em transportes e na alimentação..
ASS:Cristiane & Gisele. T:73 PROF:Wllian Geografia.

BRUNO SILVA disse...

a) Você concorda com essas afirmações ou acredita que o IDH é uma boa maneira de avaliar o desenvolvimento dos países?
R=Eu concordo porque pra ser um país desenvolvido não precisa ser economicamente,socialmentecom educaçao e saude

cristina 73 disse...

A)Sim pois não basta o país só ter dinhero mas tem que saber adiministrar.
B) SIM pois adiministração do dinhero tem que ir para comunidaes pobres,na educação e na saude e o tras cois publicas.
NOME: Cristina da silva t:73

jonas e paulo(73) disse...

RESPOSTA:nós não concordamos com essa afirmação, pois para um pais se desenvouver tem que ser não só economicamente mas também social. É por causa disso que nós achamos que o IDH é uma boa maneira de avaliar o desenvolvimento.

Giovanna alice bianca e paula disse...

Sim pois está relacionado a isso, ele não precisa somente do dinheiro , ele precisa ser desenvolvido em determinados lugares , e economicamente também.Pois assim o futuro pode ser mudado pelos jovens de hoje em dia .

Edemilson e Denilson.t;73 disse...

Para nós é importante para a saúde.Não mas devia es

Mirian e Renata disse...

Eu não concordo e acho que o desenvolvimento esta relacionado com a saude e a educaçao.
e euu concordoocom o IDH é uma maneiraa de avaliar o desenvolvimentoo

Mirian e Renata disse...

euu concordo com a ideiaa que o Brasil naoo deve se desenvolver apenas economicamente o Brasil tambem deve se dezenvolver sosialmente t:72

jonas e paulo (73) disse...

RESPOSTA (A):nós não concordamos com essa afirmação, porque crecer socialmente não aumenta só os números, más também ajuda na vida dos nessecitados, e achamos sim que o IDH é uma boa maneira de avaliar o desenvolvimento, seja de um país, estado,município ou região, mostrando para todos os números desenvolvidos e não desenvolvidos.
RESPOSTA(B):concordamos, porque um país se desenvolvendo só economicamente não adianta, e se desenvolver socialmente é bastante interessante e aproveitativo para esse país, pois tendo um setor de saúde e uma euducação boa, torna esse país melhor, com uma sociedade mais satisfeita.

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros