domingo, 21 de agosto de 2011

América: Ocupação indígena e europeia

O primeiro processo de ocupação e povoamento do território americano foi promovido pelos povos indígenas, sem uma definição científica comprovada, apenas teorias tentam explicar como teria ocorrido esse fenômeno migratório. Isso se explica pela falta de fontes históricas, como a escrita e relatos, para estudar e compreender como os indígenas chegaram e povoaram a América. Além disso, eles ocuparam o continente a milhares de anos atras, diferente dos europeus, que chegaram a apenas cinco séculos.
Outro fator que contribui para que não se conheça a história desses povos que habitavam a América antes da chegada dos europeus, é a forma conflituosa como ocorreu o contato entre indígenas e europeus. Possuindo tecnologias militares
mais eficientes como armas de fogo, os europeus dominaram, mataram e escravizaram facilmente a maioria dos povos indígenas. Como vencedor desse conflito e como único dominador da escrita nessa época os europeus contaram da maneira como eles acharam melhor o processo de ocupação e colonização do continente americano. A versão dos indígenas, suas histórias e conhecimentos de milhares de anos se perderam rapidamente na maioria dos casos. 

Nenhum comentário:

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros