segunda-feira, 4 de julho de 2011

Origem da população americana


Primeiras migrações 
Acredita-se que os primeiros migrantes humanos para a América foram nômades asiáticos que atravessaram a Beríngia ou Ponte Terrestre de Bering (onde hoje se encontra o estreito de Bering) para chegar à América do Norte. Durante grande parte do século XX, os cientistas consideravam a cultura Clóvis como a primeira da América, com sítios datados de cerca de 13500 anos atrás. Mais recentemente, encontraram-se outros sítios arqueológicos, como o que revelou o fóssil de Luzia no Brasil, que parecem indicar a presença humana na América por volta de 40000 a.C.
Em outra onda migratória, os inuítes atingiram a região ártica da América em cerca do ano 1000 d.C.. Na mesma época, colonos Vikings
começaram a chegar à Groenlândia, em 982 d.C., e em Vinland, pouco depois, embora esta última tenha sido abandonada logo em seguida; desapareceram da Groenlândia por volta de 1500 d.C.

Civilizações

Milhares de anos após as primeiras migrações, surgiram as primeiras civilizações complexas no continente, com base em comunidades agrícolas. Foram identificados assentamentos sedentários a partir de 6000 a.C. Grandes civilizações centralizadas desenvolveram-se no Hemisfério Ocidental: Caral ou Norte Chico, Chavin, Nazca, Moche, Huari, Chimu, Pachacamac, Tiahuanaco, Aymara e Inca nos Andes Centrais (hoje Peru e Bolívia); Muísca na Colômbia; Olmecas, Toltecas, Mixtecas, Zapotecas, Astecas e Maias na América Central.
As cidades dos astecas e dos maias eram tão grandes quanto as da Europa, com população estimada em cerca de 300 000 em Tenochtitlán, por exemplo (ver imagem). Tais civilizações desenvolveram a agricultura, com culturas de milho, batata, tomate, abóbora, feijão e abacate, dentre outras. Não desenvolveram a pecuária em larga escala, devido à escassez de espécies no continente.

Ocupação europeia
Milhares de anos após a chegada dos indígenas, o continente foi ocupado e dominado pelos europeus. Foi a viagem de Cristóvão Colombo que iniciou à colonização europeia por toda a América e à dominação dos seus habitantes originais (indígenas). O empreendimento de Colombo ocorreu num momento histórico em que diversos avanços em técnicas de navegação e comunicação permitiram atravessar o Atlântico e posteriormente disseminar pela Europa a notícia da descoberta.
A escravidão, doenças e guerras mataram grande parte das populações indígenas e alteraram radicalmente a composição étnica da América. O trabalho escravo foi reforçado no continente com a dominação e transporte de populações africanas, no que se tornou um grande comércio escravagista, o tráfico negreiro. As populações indígenas reduziam-se à medida que os contingentes brancos e negros cresciam rapidamente. É de notar-se, porém, que o maior número de indígenas e de casamentos inter-raciais deu origem a populações com maior composição étnica nas Américas Central e do Sul. Nesse sentido, a miscigenação entre populações de origem indígena, africana e europeia foi a principal característica da origem da atual população americana.

Responda:
Os indígenas eram os verdadeiros proprietários das terras do continente americano quando os europeus aqui chegaram, pois eles que descobriram a América. Mas os índios perderam suas terras e milhões foram mortos. 
Você concorda com essa afirmação? Você acha justo o que aconteceu  com os povos indígenas?

67 comentários:

Mario Junior disse...

Legal isso.

Anônimo disse...

esse mario é tosco pra C@$#%#% blz,XD.to zuando mano flw.

Anônimo disse...

beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Anônimo disse...

esse blog é muito legaleu aprendi variass coisas legais e eu não sou emo XD.morra restart vida longa system of a down.

fernando e juliano disse...

eu adorei esse site é muito legal para as crianças aprenderem sobre essas coisas legais.

diego e idivan disse...

sim

vinicius disse...

Nao, porque nao foi justo que os indios perdecen tudo e apesar de terem milhoes mortos,pois foi eles que foram os primeiros a chegar na america.

ps:Bem iradinho o texto!

fernando e juliano disse...

TURMA:73

Sim concordo mas não acho justo o que fizeram com os indios pois a terra era deles e eles (os portuga)não podiam ter feito isso.


ps:morre diabo

Anônimo disse...

muitho loko isto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alice S. ' Bianca S. ' Rafaela S. disse...

Sim, concordamos com essa afirmação, porem não achamos justo com os índios pois eles que descobriram a america, e de repente chegam os europeus, tomam suas posse de suas terras,ficam conhecidos como os descobridores da america, matam metade da população indígena , e a outra é escravizada . Não , isso não é justo com os indígenas .

Nomes: Alice S. ' Bianca S. ' Rafaela S.
Turma: 73

Giovanna N. Paula E. Gabrielle N. disse...

Sim. Os verdadeiros donos das terras eram os índios, pois foi eles quem descobriram a mesma primeiro.De um jeito eles foram expulsos das mesmas e explorados. Hoje muitos não tem praticamente nada nem a terra para morar. Não acho justo o que aconteceu com os povos indígenas, pois quem deveria ter o direito de posse de terras deveria ser os mesmos.

luis guilherme e bruno silva disse...

não foi justo oque eles fizeram com os indígenas , tomaram as terras deles , mataram milhões de indígenas .

Paulo e Mario T:73 disse...

Respostas:


Sim, porque os indiginas que chegaram primeiro na América.
Não, porque achamos injusto, os índigenas chegarem aqui primeiro e os Europeus chegaram matando, dizendo que eram os verdadeiros donos e tirando todas as riquezas.Os índigenas cultivavam plantas, árvores,cuidavam de animais e cultivavam comidas.Chegando os Europeus tudo isso sumiu,nas malas trouxeram além de armas,doenças,poluição e outros mais.

Andrey [L.H.P] LUCIANO disse...

parabens professor ficou muito bem feito blog.
Andrey-luciano turma :73

Resposta: sim

A nossa opinião é que a America não foi descoberta e sim emvadida pelos europeus por volta 1500.
Quando os europeus chegaram na america fiseram batalhas comtras os indios, que comserteza estavam em desvantagem por eles não terem uma tecnologia mais avançada de armamentos.
Quando os europeus chegaram na america havia milãoes de habitantes, e pelo imcrevel que pareça grande parte Dessa população foi destruida.
E america sem os indios para defendela ficou mais facil para os Europeus estrairem toneladas de ouro, e equetares de arvores que foram transporta do Brasil para europa.

idivan e diego...t:73 disse...

sim.por que hoje em dia nao tem mais aquele numeroso povo indigena.

não. porque quem ja estava nestas terras americanas eram os indigenas e os europeus mataram milhoes de indios.e os europeus tomaram as terras indigenas e suas riquesas.Os outros indios que sobreviveram aguerra foram escravizados. idivan e diego.. t:73

Alice S. ' Bianca S. ' Rafaela S. disse...

Sim, concordamos com essa afirmação, porem não achamos justo com os índios pois eles que descobriram a america, e de repente chegam os europeus, tomam posse de suas terras,ficam conhecidos como os descobridores da america, matam metade da população indígena , e a outra é escravizada . Não , isso não é justo com os indígenas .

Nomes: Alice S. ' Bianca S. ' Rafaela S.
Turma: 73

Anônimo disse...

Massa pô faz um livro!

Edemilson e Denilson. disse...

Nome;Denilson e Edemilson
Turma;73

Os indigenas eram os verdadeiros abitantes da america,mas os Europeus chegaram para tomar posse,com isso holve
batalhas entre os indigenas e portugueses,
e quen venceu foi os portugurses.
varios indios moreram e outros escravizados.
Não.Não porque os indigenas ja estavam na america e foram espulsos
de suas terras porque os portugueses queriam tomar posse.

Gabriela disse...

Acho errado, porque a terra é deles. Chegaram primeiro. E os americanos queriam a terra e tudo o que os índios tinham, a comida que plantavam. Queriam ganhar dinheiro lá.

Anônimo disse...

gisele patricia:73
na nossa opiniao os indigenas foram mortos mais nao acho justo por que era o jeito deles viver e se morrer era um privilegio para eles tinhao que respeitar eles morriao para alimentar seus deuses pra que sol nascese todos os dias

Anônimo disse...

Nome;Denilson e Edemilson
Turma;73

Os indigenas eram os verdadeiros abitantes da america,mas os Europeus chegaram para tomar posse,com isso holve
batalhas entre os indigenas e portugueses,
e quen venceu foi os portugurses.
varios indios moreram e outros escravizados.
Não.Não porque os indigenas ja estavam na america e foram espulsos
de suas terras porque os portugueses queriam tomar posse.

christopher e lucas disse...

Sim concordo, mas não acho justo o que fizeram com os indios pois a terra era deles e os portugueses não podiam ter feito isso.

Keyla e Micheli 74 disse...

Não concordamos poque a terra
era de direito dos indiguenas e nao dos europeus.Não achamos justo porque muitos acabaram morrendo de doenças que os europeus acabaram trazendo para a América ou morreram para salvar suas terras.

myrella leal Giovanna P disse...

sim conccorddamos mas não achamos justo que muitos indigenas tenham sido morttos por causa dos portugueses porque foi eles que descobriram a américa!

blogger disse...

concordo.Eu nao acho justo o que aconteceu com os indigenas,foi eles que discubriram as americas.Os portugueses e os espanhoes só conseguiram venncer a guerra por que eles tinham armas mais potentes naquela epoca,coisa que os indigenas nao tinham. E isso foi muito injusto.é isso...

nome:marcos guilherme
t:74
escola:maria conceiçao nunes.

Guilherme Borges e Gustavo Geremias disse...

Sim, concordamos, porem acho injusto com os indios, porque foram eles q chegaram primeiro na América, e quando os
Europeus chegaram, mataram e escravizaram todos os indios. E ainda disseram que foram eles os primeiros a chegar na America.

Nome : Guilherme e Gustavo
Turma : 74

Anônimo disse...

Nois Disse...
Nome:Amanda e Dara
Turma:74


Sim, concordamos com essa afirmação, porem não achamos justo com os índios pois eles que descobriram a america, e de repente chegaram os europeus, tomam suas terras,ficam conhecidos como os descobridores da america,eles mataram metade da população indígena , e a outra metade é escravizada . Não , isso não é justo com os indígenas .

Rod e Cassia - 74 disse...

sim. Não porque os portugueses não foram os primeirosb a chegar, então não tinham direito de matar e escravisar os índios.

Rod e Cassia - 74 disse...

ADORAMOS ESSA ATIVIDADE
BEM LEGAL MESMO!!

Rod e Cassia - 74 disse...

ADORAMOS ESSA ATIVIDADE
BEM LEGAL MESMO!!

Anônimo disse...

nome:luciamo.
turma:74.

não comcodo.os emdigenas estavan primero do que os europeus emtam eles devião ser os donos da america.

Anônimo disse...

sim.mais eu não acho justo oque os portugueses fizeram com os indigenas,por que os indigenas chegaram na america primeiro.

Anônimo disse...

nome:josé marcos
turma:74
eu não concordo.eu não acho justo por que os indios estavam ali primeiro e deviam ser donos das terras que os europeus tomarram deles e mataram quem era contra,e algums acabaram virando escravos.

jean c.s.v 74 disse...

sim.mais eu não acho justo oque os portugueses fizeram com os indigenas,por que os indigenas chegaram na america primeiro.

Anônimo disse...

sim, porque os indigenas chegaram primeiro na américa antes dos Europeus chegarem os índigenas cultivavam plantas.Chegando os Europeus tudo isso sumiu,nas malas trouxeram além de armas,doenças,poluição e outros mais. Nah turma:74

Delcio Junior disse...

sim.porque os europeus foram muito covardes por que eles queriam tomar tudo dos indios



nao, porque os indios que conquistaram estas terras e os europeus vieram e as tomaram

Rafaela,Michael,Jonas disse...

Sim muitos dos indígenas morreram mas acho que eles deveriam permanecer nas terras que eles descobriram e não os europeus que só souberam escravizar os indígenas.

Ma disse...

Sim,eu concordo,pois os índios foram dizimados pela ganancia dos Europeus em terem cada vez mais terras...


Eu não acho justo o que aconteceu,pois os indígenas não poderiam ser escravizados e nem assassinados, mas por outro lado os Espanhois que evoluíram o continente Americano.

Matheus D. Cardoso disse...

Sim,eu concordo,pois os índios foram dizimados pela ganancia dos Europeus em terem cada vez mais terras...


Eu não acho justo o que aconteceu,pois os indígenas não poderiam ser escravizados e nem assassinados, mas por outro lado os Espanhois que evoluíram o continente Americano.

Jonas Bastos (T:73) disse...

RESPOSTA:eu concordo com essa afirmação, porem não acho justo o que aconteceu com os povos indígenas.
Depois que Cristóvão Colombo atingiu as Ilhas Bahamas, em 1492, diversos exploradores espanhóis, iniciaram o devastamento das terras continentais correspondentes á América Central e do Norte.
Varios indígenas foram mortos e escravizados pelos europeus, que viam a américa de uma forma ambisioza, querendo apenas o ouro e outros tipos de coisas que os dariam lucro.
Os euroupeus então, guerrilharam com os índios, que não tinhão chanse de vitória, pois como principal arma de batalha só tinham arco e flexa, já os euroupeus tinham armamento pesado como:armas de fogo.
Além de matar e escravizar os indígenas, roubarem o ouro e varias outras coisas, os europeus também trouceram varios tipos de doenças e epidemias para a América.

Bruno Xavier e Gilberto Marques disse...

Sim,porque os indígenas já habitavam estas terras antes dos portugueses e espanhóis chegarem para devastar tudo para conseguir suas riquezas, gerando uma catrástrofe de mortes em que quase todos os indígenas foram disimados.
Não, pois os indígenas habitavam as Americas inocentemente vovendo da caça e pesca até os espanhóis e portugueses chegarem devastando tudo e todos atras de recursos, enfrentado os indígenas, que por sua vez foi disimado devido a sua baixa tecnologia e eficácia contra doenças novas e contagiosas.
Turma 73

icaro disse...

Não.Porque eles não tem direitos de chegar e tomar augo que não os pertence mais tambem sim porque se eles não fisessem isso nos tauves não taria aqui e não morariamos neste lugar que nos amanos

Fernanda, Maria Gabriela t:72 disse...

sim, os indígenas eram os donos das terras
bem antes dos Europeus chegarem a América.
Nao é justo o que os Europeus fizeram com os indígenas por que eles eram donos da América primeiro e tinham direito de ficar ali mas os Europeus expulsaram eles e mataram milhares de indígenas.

Anônimo disse...

Sim,nós concordamos com essa afirmação.Não achamos justo,pois eles eram proprietários das terras do continente americano e depois milhoes morreram ou foram expulsos pelos europeus.

Camila Godoy e Ana Flávia Silva

Mariana e Milena 72 disse...

nós concordamos com essa afirmação, mais não achamos justo o fato de que além de matar e escravizar os indígenas, roubaram o ouro e varias outras coisas, e os europeus também trouceram varios tipos de doenças e epidemias para a América, prejudicando muito os indigenas.
Nós pensamos imagina se os Europeus não tivessem invadido a America, como seria os dias de hoje?
Talvez não teria tanta poluição, e ao mesmo tempo poderia não ter essa tecnologia de hoje não ter acontecido essa evolução em varias aréas.

Sabrina e ariany 72.º disse...

Sim os indigenas eram donos das terras antes dos EUROPEUS chegarem e forão ocupando as terras que não lhes pertemciam.Não concordamos com essa afirmação...
Porque não foi justo o que os Europeus fizerão com os indigenas, mataram fizeram eles de escravos por um grande tempo, teve o trafico negreiro e todos os indios eram morenos ou mestiços então nós não concordamos...

Camila Moreno, Fábio silva disse...

Concordamos com a afirmação pq sim os indíos perderam suas terras para os europeus e muitos foram mortos.
Não, pq eles eram "donos" das terras, e eles tinham só aqui para morar, eles ja tinham suas famílias e tal, e eles perderam tudo.

cleberson paoxao gabrie fernandes disse...

naõ porque foi a viagem dee cristovão colombo que iniciou á colonizaçao europeia por toda a Américae á dominacãodos seus ambitantesoriginas indigenas.

Vitoria e Maiara - 72 disse...

Não, porque os indiginas chegaram la primeiro.
Não porque os indiginas demoraram muito para contruir suas tribos e tocas platações entro outros... E quando os europeus chegaram la eles destruiram tudo, e não sobrou nada para os indiginas. Mas por um lado se els nao tivessem destrido tudo nós não estariamos aqui.

Paloma e Mirian-72. disse...

Nós concordamos com a afirmação mas não achamos justo o que os portugueses fizeram com os indígenas porque eles que eram os verdadeiros donos e não os portugueses,e também eles acharam primeiro a terra,Vários indígenas foram mortos e escravizados pelos europeus injustamente.

Nomes:Paloma e Mirian-72.

Ariany e sabrina 72º disse...

Sim os indigenas eram donos das terras antes dos EUROPEUS chegarem e forão ocupando as terras que não lhes pertemciam.Não concordamos com essa afirmação...
Porque não foi justo o que os Europeus fizerão com os indigenas, mataram fizeram eles de escravos por um grande tempo, teve o trafico negreiro e todos os indios eram morenos ou mestiços então nós não concordamos...

Alexandre e Lucas 72 disse...

Sim,,porque os indígenas já habitavam estas terras antes dos portugueses.E os espanhóis chegarem para devastar tudo e para conseguir suas riquezas.Conquistar mais poder ,dinheiro ,etc...

Não,por que os indígenas habitavam as Americas por que eles não tinham outros lugares para morar alem de ser uma terra que encontraram por acaso, vivendo da caça e pesca até os espanhóis e portugueses chegarem devastando tudo e todos atrás de recursos, enfrentado os indígenas, procurando mais riquezas para eles mesmos,queriam o maior espaço posivel.

Maria Eduarda e Regiane 72 disse...

sim porque eles eram os verdadeiros ocupantes das terras e foi Cristovão Colombo que iniciou a invasão na América e retiraram os verdadeiros habitantes de lá ou seja,os indigenas.Não achamos justo o que aconteceu com esses povos,pois os europeus roubaram suas terras e os escravisaram para ficar com as riquesas do pais.

Natalia , Matheus disse...

Sim,Não achamos justo porque os Indigenas perderam suas terras para os Europeus, Sendo que eles que foram os donos das terras primeiro, e não deviam serem mortos muito menos virar escravos dos Europeus.

Natália Nunes e Matheus Garcia t:72

Eduarda/ 72 disse...

Concordo.Pois não acho justo eles chegar ao Brasil ver que os indigenas ja estavamn aqui e falar que descobriram a America.
Ficar apenas pra explorar as riquezas, escravisar os indigenas e ate matar.
Eu acho injusto

.Matheus e Fabio Guilherme. T:72 disse...

nos comcordamos porque os indigenes eram os donos do continente americano pois tinhão descoberto as terras primeiro.E nos não achamos justo oque os Europeus fizeram pois eles mataram,esquartejaram e até fizeram alguns indigenas como escravos.

Ariany e sabrina 72º disse...

Sim os indigenas eram donos das terras antes dos EUROPEUS chegarem ocupando matando e escravisando os indigenas,e trazendo doenças que acabavaão matandoo os indigenas roubando seus ouros e seus teritorios,Não concordamos com essa afirmação...
Porque não foi justo o que os Europeus fizerão com os indigenas, mataram fizeram eles de escravos por um grande tempo trazendo doenças e tudo mais, teve o trafico negreiro e todos os indios eram morenos ou mestiços então nós não concordamos...
OBS: professor esse é o nosso trabalho serto :D obrigado.....

Anônimo disse...

O blog e muito interesante ,, pode nos agudar para as provas e tal ,, gostei mesmo ;;



By ; @Matth_g

ratardado disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

esse bloq é irado!!!!!!pena que não curto geografia...

D4RK S0RC3R3S SOU 1337 disse...

achei realmente muito legal este blog,muito criativo.gostei.

Murilo 72 ! disse...

sim, os indígenas eram os donos das terras
bem antes dos Europeus chegarem a América.
eu acho muito injusto o que os europeus fizeram com os indigenas ,
porque os indigenas viviam de plantaçoes,etc...
Ja os europeus começaram a fazer fogueiras , cortar as plantaçoes , e começaram a construir cabanas,etc!!
moral da historia :
OS EUROPEUS SÃO UNS DESGRAÇADOS
PQ SE OS EUROPEUS NÃO TIVESSEM DISCOBERTO A AMERICA OS PAISES DE HOJE NÃO ESTARIAM COMO ESTÃO HOJE, POLUIDOS,CHEIO DE CORRUPTOS E TUDO MAIS!

Anônimo disse...

EI ACREDITASE Q ELE VIERAO DE BARCO (CANOAS) E A SEGUNDA E Q ELES VIRAO QUANDO O MAR (OCEANO) CONGELARAO UAHSUAHAS

Anônimo disse...

It is a superb guidelines specifically to people new to blogosphere, short and correct information… Many thanks for sharing this one particular. A ought to examine write-up.

Unknown disse...

Torresmo!!!!

Unknown disse...

Torresmo!!!!!

Anônimo disse...

A que se notar que os europeus nao fizeram aqui nada diferente do que fizeram em outras partes do mundo, nem mesmo nada de diferente do que os proprios povos que habitavam a america faziam entre si, pois tambem subjugavam e escrivizavam outras tribos, assim como os europeus guerreavam entre si e contra os muculmanos, pelos quais inclusive, quase foram dominados. A sorte dos europeus foi estar um passo a frente tecnologicamente em relacao ao povos americanos e a encontra-lo de certa forma desorganizados, sem contar o impacto biologico das doencas trazidas pelos europeus.
Ps desculpe a falta de acentuacao.

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros