segunda-feira, 11 de julho de 2011

A conquista europeia da América

São chamados de povos pré-colombianos todos os grupos humanos que habitavam a América antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492. Embora ainda não tenha sido possível identificar a forma como estes grupos chegaram á América, sabe-se que eles tinham características físicas e culturais muito diferentes entre si. Os principais povos pré-colombianos foram os maias, os astecas e os incas. Esses povos apresentam formas evoluídas de arquitetura e tinham inúmeros conhecimentos.
 A conquista do Império Asteca 
Mapa dos Povos Pré-Colombianos
Os espanhóis chegaram ao continente Americano no ano de 1492. O continente ficou isolado do velho mundo por milhares de anos. Porem havia sociedades e civilizações na América vivendo sua própria história, até a chegada dos navios de Cristóvão Colombo. Os espanhóis não demoraram a tomar conhecimento da existência de sociedades muito ricas e desenvolvidas na América.     Movidos pela ambição alguns aventureiros quiseram conquistar esses povos. Dentre eles destacou-se a figura de Hernán Cortez.  
Com o auxilio de cerca de 400 homens, 17 cavalos, 10 canhões e algumas armas de fogo, Cortez consegui com muita facilidade dominar o império asteca que contava com um exercito estimado em 500 mil homens.
Mas como Hernán Cortez conseguiu dominar o império Asteca com relativa facilidade?
Primeiro: superioridade da tecnologia militar dos espanhóis. Cortez pode vencer os Astecas como uso de armas de fogo especialmente canhões e cavalos que os astecas desconheciam. 
Segundo: Ajuda de aliados locais. As populações submetidas pelos astecas, sendo obrigada a lhes pagar tributo, aliaram-se aos espanhóis contra um inimigo comum. E depois a Contaminação por doenças trazidas pelos espanhóis. Sem proteção natural contra doenças como varíola, tuberculose e gripe, trazidas pelos europeus, grande parte dos Astecas adoeceu e morreu facilitando a conquista. 
Outro fator importante a ser considerado é que os astecas achavam que a chegada dos europeus era a concretização das profecias, dessa forma os europeus foram recebidos como deuses pelos astecas.
Em três anos (1519 até 1521) os conquistadores destruíram a cidade de tenochitlán, a capital do império Asteca. 
Desaparecia assim a última grande civilização nativa do território mexicano, após quase um século de grande desenvolvimento e esplendor.
Texto adaptado de:Teia dos Fatos GeoFundamental

Após a leitura do texto responda:
1) A quem pertenciam as terras americanas quando os europeus aqui chegaram? Por que?
2) Você acha que o massacre cometido pelos europeus contra os indígenas foi correto? Por que os povos europeus teriam feito isso? Como eles conseguiram derrotar o Império Asteca? Justifique sua resposta.

24 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk'

Anônimo disse...

ae comcordo kkkkkkkkkk mais esse saite a massa nao e coisa de nub nao pow

manerooooooooo xD :) :( :x kkkkkkkkkk combat armas na aria husaushaushaushsu

Anônimo disse...

1)Povos pŕe-colombianos. Porque eles chegaram ja existia os povos tinham a civilização na América .

2) Não, para poder dominar a América, com armas de fogos, canhões e cavalos.

b; Luciana Brenner e Evelyn Rechambach .

Cheley jalize jennefer disse...

Pertenciam aos indígenas.Porque eles povoaram primeiro as terras americanas

Thaís e Marcos Godoy disse...

1- Povos pré-colombianos, porque quando eles chegaram aqui estes povos já possuíam civilizações e já estavam fazendo seu sistema econômico, e formando sua história.

2- Não, teriam feito isso para conquistar território e achar pedras preciosas, eles possuiam uma tecnologia militar mais avançada que os povos astecas.

Anônimo disse...

bah que sacanagem kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

báh, puta sacanagem isso!! mas q foi engraçado foi!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

WESLLEY T.71 disse...

SIM ISO MSM ELE TINHAO TEQNOLOGIAS AVANÇADAS Q OS ASTECAS NAO POSSOIAO.

Raphael,jonathan e winicius T: 71 disse...

1- As terras americanas pertenciam aos povos indígenas.Os Maias, Os Astecas, Os Incas, Os guaranis, etc...Esses povos descobriram a região americana, os europeus apenas conquistaram esse continente.

2 - Na minha opinião o massacre não foi correto.Os europeus queriam conquistar aquela região, então derrotaram os povos que habitavam aquela região com seu exército que era menor porém mais poderoso,eles tinham armas de fogo e cavalos, isso que facilitou a derrota dos indígenas

Emanuel e Michel disse...

1)os povos indigenas,porque chegaram primeiro na América.

2)Não,para dominar as terras e mataram quem resistiu a escravização. Com armas de fogo, também pelas doenças que matou vários indígenas e facilitou a conquista.

Cheley jalize jennefer disse...

Não.Porque eles queriam colonizar as terras para conseguir mais recursos naturais como madeira,ouro,e etc.
Conseguiram pois eles tinham mais armas e eram mais fortes.

weslley e hugo disse...

E industrialmente e com mercado crescente, tem sido visadas cada vez mais pelas correntes migratórias, devido também à expansão das fronteiras agrícolas,

Allan, Jessica, Jocelda disse...

1) Os indígenas; Porque esses povos possuiam formas mais elevadas de arquitetura e inúmeros conhecimentos.

2) Não; Pois tinham a ambição de dominar as terras desses povos; Com a colaboração de 400 homens, 17 cavalos, 10 canhões e algumas armas de fogo.

larissa e gabriela disse...

As terras americanas pertenciam as povos indigenas porque eles tinham formas evoluidas da arquitetura e tinham varios conhecimentos.

Isabella, Dayana e Marcos Messias . T: 71 disse...

1- As terras pertenceram primeiro aos indígenas,porque a muito tempo atrás, eles
ja tinham civilizações no território americano,antes dos europeus.
2- Não foi correto . Porque eles queriam conquistar todo o território americano , para explorar os recursos naturais e riquezas.Os astecas desconheciam as tecnologias militares dos espanhóis, como armas de fogo, especialmente canhões e cavalos.

guilherme dias lucas gabriel disse...

1- os povos pré-colombianos habitavam antes da chegada de cristóvão colombo em 1492. Ainda não tiveram fontes que mostrem a chegada desse povo á américa.

2- eu achoque o massácre foi injusto,mas a cobiça era tanta por riquezas naturais que não pensaram duas vezes e tomaram a força as terras do indigenas e alem de armas de fogo eles tinham a favor deles as doenças como varíola,tuberculosee gripe facilitando a conquista deles.

larissa e gabriela disse...

2 o massacre eu acho que nao foi correto eles fazer um acordo com os povos indigenas porque eles queriam as terras dos indigenas

ana caroline e leticia carvalho de lima turma: 71 disse...

1- Povos Pré-Colombianos que são os povos indígenas(incas,astecas e maias).Porque eles já habitavam a América antes da chegada de Cristóvão Colombo.

2- Não.Porque eles queriam dominar o império asteca.Conseguiram tomar as terras do império asteca, pois trouxeram doenças contagiosas e os astecas foram morrendo,
isso facilitou a conquista desse império.

weslley e hugo disse...

1) os indigenas porque possuiam inumeros conhecimentos

brenda e mariana t.71 disse...

1- Quando os europeus chegaram a América, muitos povos pré-colombianos habitavam aqui, cujo nome era indigénas. As terras da América eram dos indigénas pois eles teriam vindo antes dos Europeus, então podia se dizer que as terras eram dos Índios, eles estariam dentro dos povos incas,maias e astecas.


2- Não. Pois os europeus chegaram para roubar as terras cheia de riquezas, assim eles teriam riqueza para eles. os europeus conseguiram derrotaram os indigenas com 400 homens, pois eles tinham armas mais avançadas.

Anônimo disse...

vou dizer uma coisa,vcs todos estao alienados na matrix,meus irmao,saiam dela e corram para os bracos do senhor jesus e aceite jesus como seu unico e suficiente salvador enquanto ainda a tempo,nao existe e nunca existiu cristovao colombo nem pedro alvares cabral nem astecas isso tudo sò sao personas criadas justamente pelos iluminatis para justamente nos manipular na verdade quem fundou o brasil foi eles os iluminatis va agora ate a praca de sua cidade e perc ebera la que tem uma igreja catolica e logo percebera que em todas as pracas das cidades tem uma igreja catolica ali

Anônimo disse...

entao essas iqrejas nao ta ali por acaso na verdade significa que os iluminatis estao dizendo subliminarmente que nessa cidade eles fundaram acordem e vejam a verdade na biblia diz eu sou o caminho a vwerdade e a vida ninguem vai ao pai perante a mim se alguem ta em duvida meu msn fagner_mirage2000@hotmail.com

Anônimo disse...

pow manosw até q e muito maneiro esse saite pow

Anônimo disse...

achei entesante ,mas parecer que acorreu tao rápido que parecer que chegaram na America hoje e atacam amanha ,mas achei legal ,parabéns ao site

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros