domingo, 16 de outubro de 2011

América Latina: Infância e pobreza - Turma 72 e 74

Estudo lançado nesta terça-feira (17/05) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) revela que quase 81 milhões de crianças vivem em situação de pobreza na América Latina e no Caribe. O relatório monitorou as dimensões da pobreza na região entre 2008-2009, e procurou vinculá-las ao cumprimento da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, em vigor desde 1989.

Intitulado Pobreza Infantil na América Latina e no Caribe, o estudo analisou fatores como nutrição, acesso a água potável, e a serviços de saneamento, qualidade de vida e acesso aos meios de comunicação e informação, cuja privação contribui para o agravamento do quadro da pobreza e da exclusão social. Além disso, foram considerados o nível de renda familiar e a capacidade deste recurso em satisfazer as necessidades básicas das crianças.
Ele advertiu para a existência de uma grande desigualdade entre os próprios países da região: se por um lado a pobreza atinge mais de dois terços das crianças em Honduras, Guatemala e Peru, em outros países como Chile, Costa Rica e Uruguai menos de um quarto das crianças sofrem com a pobreza.
Em relação às políticas públicas, o relatório indica que, para superar a pobreza, é preciso investir na infância e reduzir as desigualdades socioeconômicas, étnicas, territoriais e de gênero, presentes em todos os países da região. Além disso, recomenda-se que as intervenções públicas sejam feitas para assegurar às crianças seus direitos básicos, como acesso à alimentação, saúde e educação.

Atividades:
1) Segundo a ONU, mais de 80 milhões de crianças vivem em situação de pobreza na região da América Latina. Em termos comparativos esse número representa algo em torno de 42% da atual população do Brasil. Você já conhecia esse dado? Você acha justo essa situação?
2) Na sua cidade existem crianças em situação de pobreza? Você conhece alguém que vive nessas condições?
3) Na sua opinião por que existem desigualdades sociais na nossa sociedade?
4) O que você considera necessário para diminuir ou acabar com as desigualdades sociais?

Nenhum comentário:

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros